terça-feira, 26 de novembro de 2013

Abhyanga - massagem ayurvédica



Abhyanga, significa aplicação de óleo no corpo, e é uma massagem utilizada como parte integrante de tratamentos de tonificação (brimhana) e purificação (langhana). A massagem é suave e os pontos de energia ou conexão (marmas) são sutilmente trabalhados.
Corretamente aplicada, considerando o dosha de cada pessoa, óleos vegetais e essenciais, além de toques específicos, traz benefícios como:

- Cura e previne desordens do sistema nervoso;
- Remove a fadiga e o estresse do trabalho e da vida em geral;
- Aumenta a longevidade;
- Nutre o corpo e aumenta a resistência;
- Cura a insônia;
- Estimula a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.


Uma aplicação de Abhyanga dura de 45 a 60 minutos. Após a Abhyanga, um banho quente potencializa a ação do óleo e das ervas, além de retirar o excesso de óleo. O banho completo deve ser tomado após uma ou duas horas. Após a sessão, são recomendados o repouso e o abrigo do frio e do vento.

Namastê!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A adaptação do bebê ao mundo e o parto normal

O parto normal é o desfecho natural de uma gravidez, e infelizmente, com a modernidade, passou a ser mais raro.

Os benefícios são inúmeros. Para mãe e para o bebê. Psicologicamente falando, a interação mãe-bebê é muito favorecida. Isso porque, entre outros fatores, o bebê pode já mamar assim que nasce, e a mãe esta mais disposta à convivência inicial, sem a influência das dores do corte e da anestesia da cesárea. Também, o parto natural proporciona á mãe uma recuperação pós-parto praticamente imediata.

O início das contrações é uma espécie de aviso para o bebê, de que sua hora de nascer esta chegando. Sendo assim, no parto natural, onde as contrações são mais sentidas e vividas, ele pode se preparar melhor para esse momento de nascimento, tendo menos problemas de adaptação na vida fora do útero materno. Durante muitos partos, hoje em dia, parece não se atentar a essa questão, a adaptação que passa o bebê ao nascer. Que é enorme: enquanto no útero, o liquido amniótico o protege da altura dos sons, da claridade aos olhos e da temperatura variada, além, claro, de muitos outros fatores. Essa adaptação é também outra razão para a importância do contato direto com a mãe no momento do nascimento, que proporciona o parto normal. Ao ser envolvido pelo amor e calor materno, o choque de nascer nesse mundo é menor.

O parto natural significa maior respeito a essa fase tão linda na vida da mulher, e também maior respeito ao bebê: “o ideal é que ele (o bebê) possa escolher o dia em que quer nascer”, diz um obstetra de São Paulo.



Namastê!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Eu Maior

O filme EU MAIOR traz uma reflexão contemporânea (e brasileira) sobre o autoconhecimento  e busca da felicidade, por meio de entrevistas com líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas. O filme será lançado em 21 de novembro de 2013. Mais informações no www.eumaior.com.br.

Segue  abaixo o link do trailer:

http://vimeo.com/77457161



Namastê!