quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Carta

Queridos,
Namastê
A um tempo não escrevo pra vocês, mas não poderia deixar de envia-lhes uma mensagem, já que estamos terminando mais um ciclo.
Estive envolvida com todas as questões de encerramento de ano com os grupos do Colégio Internacional dos Terapeutas, com os aprendizes do Curso de Formação Trasdisciplinar e com os alunos de Yoga. E antes de viajar para "doular" minha filha que espera Matteo, participei 4 dias maravilhosos do curso de parteira com Naoli uma parteira mexicana que me encanta a cada encontro.

Dessa forma  pessoas queridas desejo que possamos estar cada vez mais juntos na cotidiana construção de um mundo mais cuidadoso, onde floresça o amor, a alegria, a leveza.

Que nossos passos possam ser  firmes, deixando  rastro de flores.
Estamos juntos
Janete

"Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo o mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim"

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

AS FASES DA MULHER PELO AYURVEDA

O Ayurveda concentra sua atenção no fluxo, assim como no sistema de canais que a Natureza criou para enquadrar tudo àquilo que ingerimos e expulsamos em cada um dos níveis de energia. A vida é encarnada é basicamente uma questão de fluxo, já que a vida só é possível quando há substancias e energias que, com pericia e continuidade, entram e saem do organismo. (1)
O Ayurveda percebe as mudanças da vida, como a adolescência uma fase em que os três doshas poderão se desarmonizar. A mulher por si carrega alem dos demais canais de nutrição e eliminação que tem nos homens, o canal responsável pela amamentação e o da menstruação. Esta ultima responsável por colocar a mulher em condições mensais de possível instabilidade.
Considerando que cumprimos nosso dharma ao nos alimentarmos com alimentos sadios e puros, para o Ayurveda o cumpriremos melhor ainda se utilizarmos as nossas fases de transição nos anos de menstruações onuvulatórias, dos fluxos completos e a sexualidade, gestação e pós-parto e por fim, a menopausa com a utilização consciente dos alimentos das estações do ano para as nossas estações pessoais.
Muitas mulheres se encontram viciadas em alguns alimentos quem crêem que necessitam. As Vatas gostam de açúcar pois lhe proporcionam temporariamente estimulação e satisfação instantâneas. As Pitas costuma preferir carne, álcool e os alimentos gordurosos. Salgados, azedos e picantes que as colocam profundamente impulsivos. Os Kaphas por sua vez, procuram alimentos pesados e gordurosos que reforcem sua inata satisfação de si mesmos.
::Fase Kapha::
Antes da menarca: a menina deve ser alimentada à base de folhas e vegetal frescos, porém é preciso ressaltar na dieta alimentos doces e nutritivos. Como leite de amêndoa, de gergelim, de aveia e de germem de trigo. Evitar terminantemente todas as frituras, alimentos refinados e processados, bem como carnes com hormônios embutido. Isso garantirá mais e melhores anos ovulatórios ao longo da sua vida.
::Menstruação e Problemas menstruais::
Antes da menstruação: na semana anterior a menstruação a mulher deve-se manter atenta a sua reserva de sais minerais.
Indicado o uso de caldo de missô na janta, com alho cru, limão e salsa ou cebolinha fresca. A intenção é ajudar o fígado a se depurar.
O que se deve comer:
*Arroz integral cateto. Painço e Quinua (menos as Pitas)
*Vegetais: cenoura, nabo comprido, rabanete, chuchu, vagem, quiabo, jiló, maxixe, pepino, aipo, funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró.
*Folhas: todas as escuras.
*Algas marinhas, muito nutritivas são rejuvenescedoras.
*NADA DE SAL
*Manteiga sem sal – ghuee orgânico de preferência e com moderação.
*Chás para o fígado: boldo (em moderação para as Vatas), neem (para as mais Pitas e kaphas)
*Dolomita - cálcio e magnésio.
*Leite de aveia e/ou de gergelim ou de gérmen de trigo. Dependerá do biótipo.
Durante a menstruação deve acompanhar o processo do corpo de eliminação. Desta forma, é indicado que faça uso de alimentos leves, porém nutritivos de folhas escuras levemente refogadas, como escarola, folhas de espinafre, folhas de brócolis, sucos frescos; grãos leves como arroz basmati, painço, cucuz, pau-roxo e, ainda tofu. Portanto, deve-se eliminar durante esta fase toda e qualquer fritura, carnes e farináceos processados. Todos responsáveis pela baixa da imunidade da mulher, abrindo as portas para entrada de vírus e demais desordens.
Rejuvenescimento do Ventre Pós-menstruação: O ideal nos dias que seguem o término da menstruação são os sucos verdes e sucos mistos de frutas vermelhas, de Hibiscos, de amora, de framboesa e de uva orgânico natural.
Algumas desarmonias: Candídiase
Aqui a indicação não é só do que comer, mas e, principalmente do que não comer para evitar: produtos enlatados até mesmo os vegetarianos, farináceos processados e brancos, carnes gordurosas, queijo e leite não orgânico. Alem de frutas doces, vinagre, qualquer coisa que tenha fermento, bebidas alcoólicas, chocolate, café e chá preto. Ela se alimenta basicamente de açucares deixa a célula oxidada por falta de sais minerais e vitaminas. Então, seguindo a dieta antes da menstruação, ajudará e muito a evitar a incidência da candidiase.
Cólicas menstruais: Vez ou outra pode ser normal. Sempre, indica que algo está sendo processado errado. E pode ser em qualquer nível.
Entre os vários fatores externos, como tampões, absorventes descartáveis, calças apertadas, fígado sobrecarregado, está a prisão de ventre.
Deve-se evitar comidas requentadas, frias e de natureza frias como laranja, tangerina, abacaxi; ovos, algas marinhas, café, chá preto, chá mate, guaraná em pó, açúcar, sal, refrigerantes e gelados alem de Gordura animal.
Deve-se tomar
*leite de gérmen de trigo
*dolomita (cálcio e magnésio). O cálcio cai muito antes da menstruação e pode ser umas das causas da cólica.
Conservação da Flora Vaginal, Fortalecimento do útero e Sexualidade: Ideal sempre buscar a manutenção da elasticidade da mucosa da vagina. Para isso indica-se o uso regular de gérmen de trigo. Desde à bebida láctea feita dele até seu uso em pratos. Contém altas concentrações de vitamina E, o que ajuda a promover a elasticidade e firmeza da mucosa da vagina. E, também, por ser rico em sais minerais também evita a queda da imunidade durante as fases de instabilidade.
::Fertilidade::
Pelo Ayurveda uma das maiores causas de infertilidade é o ambiente muito Pita do organismo da mulher causado pelo estilo de vida com mil funções e, desta, maneira sem espaço para a gravidez. Além do uso excessivo de alimentos que acidificam o organismo, como álcool, carnes, cigarro, processados e enlatados. Desta forma, para a promoção e aumento da fertilidade alem de ter seguido um estilo de vida priorizando os alimentos antes descritos, deve-se desacelerar com a intenção e alcalinizar.
::Durante a gravidez::
A mulher grávida deve seguir uma dieta balanceada. Deve comer produtos que promovam o equilíbrio das três forças vitais (Vata, Kapha e Pita) em seu corpo e evitar os que estimulem desarmonia.
Por exemplo, ela deve ingerir mais legumes como cenoura, nabo, abobrinha e saladas refogadas, bem como sopa de feijão-mungo ( ou canja de galinha caipira para as não vegetarianas) leite orgânico, ghee e iogurte orgânico natural - este ultimo, porém, não deve ser consumido em excesso à noite. É bom que se evite a ingestão em excesso de alho e cebola. O uso do gengibre fresco com vegetais é altamente recomendado, pois auxilia a estabelecer o equilíbrio. Um prato preparado com legumes variados, arros e um pouco de ghee, junto com condimentos como cominho, anis, gengibre e pimenta, é recomendável. Alimentos líquidos nessa fase de nutrição do feto por percolação é muito benéfico como sopas e mingaus.
Deve-se evitar o uso freqüente de alimentos acentuados seja, doce, amargo, picante, adstringente, acido ou salgado.
Prisão de ventre na gravidez: a incidência é muito perigosa. Para tanto a prática de beber de 2 a 3 copos de água morna pela manha seguida de uma caminhada suave, principalmente no ultimo trimestre, manterá Vata em equilíbrio.
Pós-parto: Deve se concentrar em alimentos que a rejuvenesçam, porém alimentos leves e muito nutritivos. Além das bebidas lácteas ditas antes, deve-se acrescer noz-moscada, canela e ghee orgânico, devido a pré-disposição da mulher à desarmonia Vata. Alem disso é um momento que deve ser vivenciado, pois do contrário trará problemas para a mulher e a criança.
::Menopausa::
Alem de todos os citados acima, é benéfico o uso de cebolinha pois regula a temperatura do corpo, alem de pepino, laranja, tanjerina, pêra e melancia. Muito benéfico o uso das bebidas lácteas citadas, são leve e muito nutritivos promovendo e revitalizando Ojas.
A proposta é usar os alimentos oferecidos pela natureza em forma de cura para as nossas necessidades, para que dessa forma cumpramos nossos propósitos de vida. Estaremos cumprindo um conceito védico de dana ou “generosidade”, ou seja, daremos algo de volta à Mãe Natureza.

Yoga e Ayurveda

dhanvantari
"Yoga e Ayurveda caminham juntos. Yoga e Ayurveda são antigas disciplinas de vida que tem sido praticadas há muitos séculos na Índia. Eles são mencionados nos Vedas e nas Upanishads. Yoga é a ciência da união com o Divino, com a Verdade, e o Ayurveda é a ciência da vida. Yoga participa com o Conhecimento e o Ayurveda com a perfeita saúde. Portanto, um yogi que não conhece Ayurveda é um meio-yogi e um terapeuta ayurvédico que não conhece Yoga é um meio-terapeuta ayurvédico. O objetivo do Yoga é a união com o Ser Supremo, mas esta união só pode ser obtida quando você tem um corpo saudável, uma mente saudável e uma consciência saudável. Assim , Yoga e Ayurveda são os alicerces da vida. São as duas faces de uma mesma moeda. Eles são Um. Asana, pranayama, relaxamento, mantra e meditação são algumas das principais prescrições do Ayurveda."
Dr. Vasant Lad

Verão Ayurveda

Verão no Ayurveda
sun
Nas escrituras sagradas que correspondem a milenar tradição médica ayurveda, o ano é dividido em seis estações chamado de RutoCharya.
Grisma é o nome em sanskrito que é dado ao Verão.
No Verão é onde o elemento fogo predomina, aumentando a sudorese e produzindo ondas de calor por todo o corpo, a alimentação e os hábitos de vida durante esta estação são predominantes para manter um equilíbrio do corpo, mente e estado energético.
Os hábitos devem ser bem observados durante o verão, a prática do Yoga deve ser realizada com maior ênfase nas posturas calmantes e pranayamas que tragam frescor ao corpo, receber o abhyanga (massagem) com óleos de coco e girassol para manter a harmonia é muito benéfico e a utilização de banhos mais frios com águas de rosas ajuda e muito nesta época.
A utilização de cores frias nas roupas como branco, azul, e o verde, carregar consigo pedras frias como pedras azuis, crital de quartzo e esmeralda ajuda na pacificação e moderação do fogo no organismo.
Evite nesta época do ano alimentos picantes, gordurosos, muito quentes como as carnes, e bebidas alcoólicas a ingestação destas substancias é um grande risco de desarmonia dos doshas, produzindo alguns excessos tais como: azia, calor, suor excessivo, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva.
Chás de hortelã, capim-limão, pétalas de hibisco ou rosa, alimentos refrescantes e beber muita água é o Ideal para o Verão.
No Verão é aconselhado sempre tentar manter um estado de harmonia e de calmaria durante os dias que segue a estação.
Desfrutem
Shanti

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Massagem Ayurvédica

massagem
A massagem é uma das ferramentas utilizadas para reequilibrar o indivíduo dentro do tradicional e milenar sistema de cura que é o Ayurveda. Praticado até os dias de hoje na Índia, abhyanga, que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo, pode ser aplicado por um ou mais praticantes, em sincronia. Nesta massagem é essencial o uso dos óleos vegetais medicamentosos, geralmente tendo como base o óleo de gergelim.
A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover as toxinas. Em Ayurveda, acredita-se que as dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana  (energia vital) nos canais sutis. Com o calor gerado pela fricção na massagem, ocorre a desobstrução destes canais e há a liberação do fluxo energético, aliviando dores e tensões.
Esta massagem atua de modo profundo e abrangente na circulação em geral, seja sangüínea, linfática ou energética. Assim, promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos.
A circulação linfática aumenta em até seis vezes após a massagem. Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem. A abhyanga nutre os sete dhatus -tecidos, reequilibra os doshas -Vata, Pitta e Kapha, fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Kali e Durga

hindu-goddess-devi-kali-maa-photo-0011

JAY MATA KALI, JAY MATA DUGE
KALI DURGE NAMO NAMAH


"Saudamos a grande Mãe Kali,
saudamos a grande mãe Durga."


Kali e Durga personificam a Mãe Cósmica, aquela que nutre, protege e cuida de toda a humanidade.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Carta da Nona Lua – O parto tem seu próprio tempo

Por Flávia Penido em 09/05/2010

Sinto que você está chegando, meu corpo vem me dando seus sinais. Foram nove meses de comunhão, dias melhores, outros piores, agora chegam ao fim. Quem venha com o tempo, que venha com a lua, que venha! Já te aguardo, te pressinto. Confesso para ti, somente para ti, confesso que já me sinto ansiosa pela sua chegada. Meu corpo todo sente o seu peso, e já está tão difícil mover quanto ficar quieta.

Respiro fundo e suspiro, nascer é tempo sem hora.Aguardo você sentir-se pronto, pronto para respirar por si só. Saiba que eu mesma já me sinto inteiramente pronta. Durante os nove meses eu estive ocupada, sim, eu sei. Também durante nove meses eu me acostumei à sua presença em mim. Tive bastante chance de me preparar, a mente teve seu tempo de absorver as mudanças que trará para minha família. Sinta-se desejado e amado, meu bebê, por todos nós. Desejo-te.

Pressa? Não eu não tenho pressa, para que andar depressa? Quero que venha, mas que venha na sua hora. Não existe hora marcada, não marquei na agenda. Sem nenhum compromisso, que seja pelo nosso desejo mútuo.

Quando meu corpo e você estiverem em trabalho parto, vamos nos repartir, você vai partir para uma nova jornada, é uma viagem intensa, procure a luz, procure o caminho que te ofereço em meu corpo.Não tema essa viagem, porque estou sempre contigo. Despeço-me da barriga linda e grande, você se despede do interior do meu corpo. Mas nos encontramos aqui deste lado, em uma nova e longa aventura. Começa em um grande deleite.

Sinta o amor que confirmo ao colocar minhas mãos em meu ventre, sinta o calor que emana. Este calor destas mãos você vai sentir aqui fora. Pode vir, garanto que estou aqui.

Sem pressa para essa viagem, criança, sem pressa. Venha surfando em onda esplêndida, venha no ritmo que imprimimos juntas, somente nós duas. Você e eu temos todo o tempo, todo o espaço para essa caminhada. Temos bola, temos água, temos de tudo! O tempo e espaço do parto é nosso, só nosso. É o meu parto e o seu nascimento. A dinâmica será somente nossa e sem artifícios exteriores, creia em mim, eu lhe prometo que será nossa e de mais ninguém. Como estou tão segura? Por que desta vez eu fiz as escolhas que me aprazem desde o começo, ouvindo meu mais intimo desejo! Sim, você já sabe disto, eu ouvi os meus medos e procurei sua cura, procurei sanar suas carências.Impedi também que medos alheios me assombrassem.Cá estou pronta para a entrega. Ninguém vai precisar nos ajudar nessa viagem de partida e de chegada. Você pode ouvir a calma e potente batida do meu coração. Então, prepara-se e dê o sinal! Venha na lua que te escolher e venha com vontade de me ver, olhe para a luz!