quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Carta

Queridos,
Namastê
A um tempo não escrevo pra vocês, mas não poderia deixar de envia-lhes uma mensagem, já que estamos terminando mais um ciclo.
Estive envolvida com todas as questões de encerramento de ano com os grupos do Colégio Internacional dos Terapeutas, com os aprendizes do Curso de Formação Trasdisciplinar e com os alunos de Yoga. E antes de viajar para "doular" minha filha que espera Matteo, participei 4 dias maravilhosos do curso de parteira com Naoli uma parteira mexicana que me encanta a cada encontro.

Dessa forma  pessoas queridas desejo que possamos estar cada vez mais juntos na cotidiana construção de um mundo mais cuidadoso, onde floresça o amor, a alegria, a leveza.

Que nossos passos possam ser  firmes, deixando  rastro de flores.
Estamos juntos
Janete

"Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo o mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim"

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

AS FASES DA MULHER PELO AYURVEDA

O Ayurveda concentra sua atenção no fluxo, assim como no sistema de canais que a Natureza criou para enquadrar tudo àquilo que ingerimos e expulsamos em cada um dos níveis de energia. A vida é encarnada é basicamente uma questão de fluxo, já que a vida só é possível quando há substancias e energias que, com pericia e continuidade, entram e saem do organismo. (1)
O Ayurveda percebe as mudanças da vida, como a adolescência uma fase em que os três doshas poderão se desarmonizar. A mulher por si carrega alem dos demais canais de nutrição e eliminação que tem nos homens, o canal responsável pela amamentação e o da menstruação. Esta ultima responsável por colocar a mulher em condições mensais de possível instabilidade.
Considerando que cumprimos nosso dharma ao nos alimentarmos com alimentos sadios e puros, para o Ayurveda o cumpriremos melhor ainda se utilizarmos as nossas fases de transição nos anos de menstruações onuvulatórias, dos fluxos completos e a sexualidade, gestação e pós-parto e por fim, a menopausa com a utilização consciente dos alimentos das estações do ano para as nossas estações pessoais.
Muitas mulheres se encontram viciadas em alguns alimentos quem crêem que necessitam. As Vatas gostam de açúcar pois lhe proporcionam temporariamente estimulação e satisfação instantâneas. As Pitas costuma preferir carne, álcool e os alimentos gordurosos. Salgados, azedos e picantes que as colocam profundamente impulsivos. Os Kaphas por sua vez, procuram alimentos pesados e gordurosos que reforcem sua inata satisfação de si mesmos.
::Fase Kapha::
Antes da menarca: a menina deve ser alimentada à base de folhas e vegetal frescos, porém é preciso ressaltar na dieta alimentos doces e nutritivos. Como leite de amêndoa, de gergelim, de aveia e de germem de trigo. Evitar terminantemente todas as frituras, alimentos refinados e processados, bem como carnes com hormônios embutido. Isso garantirá mais e melhores anos ovulatórios ao longo da sua vida.
::Menstruação e Problemas menstruais::
Antes da menstruação: na semana anterior a menstruação a mulher deve-se manter atenta a sua reserva de sais minerais.
Indicado o uso de caldo de missô na janta, com alho cru, limão e salsa ou cebolinha fresca. A intenção é ajudar o fígado a se depurar.
O que se deve comer:
*Arroz integral cateto. Painço e Quinua (menos as Pitas)
*Vegetais: cenoura, nabo comprido, rabanete, chuchu, vagem, quiabo, jiló, maxixe, pepino, aipo, funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró.
*Folhas: todas as escuras.
*Algas marinhas, muito nutritivas são rejuvenescedoras.
*NADA DE SAL
*Manteiga sem sal – ghuee orgânico de preferência e com moderação.
*Chás para o fígado: boldo (em moderação para as Vatas), neem (para as mais Pitas e kaphas)
*Dolomita - cálcio e magnésio.
*Leite de aveia e/ou de gergelim ou de gérmen de trigo. Dependerá do biótipo.
Durante a menstruação deve acompanhar o processo do corpo de eliminação. Desta forma, é indicado que faça uso de alimentos leves, porém nutritivos de folhas escuras levemente refogadas, como escarola, folhas de espinafre, folhas de brócolis, sucos frescos; grãos leves como arroz basmati, painço, cucuz, pau-roxo e, ainda tofu. Portanto, deve-se eliminar durante esta fase toda e qualquer fritura, carnes e farináceos processados. Todos responsáveis pela baixa da imunidade da mulher, abrindo as portas para entrada de vírus e demais desordens.
Rejuvenescimento do Ventre Pós-menstruação: O ideal nos dias que seguem o término da menstruação são os sucos verdes e sucos mistos de frutas vermelhas, de Hibiscos, de amora, de framboesa e de uva orgânico natural.
Algumas desarmonias: Candídiase
Aqui a indicação não é só do que comer, mas e, principalmente do que não comer para evitar: produtos enlatados até mesmo os vegetarianos, farináceos processados e brancos, carnes gordurosas, queijo e leite não orgânico. Alem de frutas doces, vinagre, qualquer coisa que tenha fermento, bebidas alcoólicas, chocolate, café e chá preto. Ela se alimenta basicamente de açucares deixa a célula oxidada por falta de sais minerais e vitaminas. Então, seguindo a dieta antes da menstruação, ajudará e muito a evitar a incidência da candidiase.
Cólicas menstruais: Vez ou outra pode ser normal. Sempre, indica que algo está sendo processado errado. E pode ser em qualquer nível.
Entre os vários fatores externos, como tampões, absorventes descartáveis, calças apertadas, fígado sobrecarregado, está a prisão de ventre.
Deve-se evitar comidas requentadas, frias e de natureza frias como laranja, tangerina, abacaxi; ovos, algas marinhas, café, chá preto, chá mate, guaraná em pó, açúcar, sal, refrigerantes e gelados alem de Gordura animal.
Deve-se tomar
*leite de gérmen de trigo
*dolomita (cálcio e magnésio). O cálcio cai muito antes da menstruação e pode ser umas das causas da cólica.
Conservação da Flora Vaginal, Fortalecimento do útero e Sexualidade: Ideal sempre buscar a manutenção da elasticidade da mucosa da vagina. Para isso indica-se o uso regular de gérmen de trigo. Desde à bebida láctea feita dele até seu uso em pratos. Contém altas concentrações de vitamina E, o que ajuda a promover a elasticidade e firmeza da mucosa da vagina. E, também, por ser rico em sais minerais também evita a queda da imunidade durante as fases de instabilidade.
::Fertilidade::
Pelo Ayurveda uma das maiores causas de infertilidade é o ambiente muito Pita do organismo da mulher causado pelo estilo de vida com mil funções e, desta, maneira sem espaço para a gravidez. Além do uso excessivo de alimentos que acidificam o organismo, como álcool, carnes, cigarro, processados e enlatados. Desta forma, para a promoção e aumento da fertilidade alem de ter seguido um estilo de vida priorizando os alimentos antes descritos, deve-se desacelerar com a intenção e alcalinizar.
::Durante a gravidez::
A mulher grávida deve seguir uma dieta balanceada. Deve comer produtos que promovam o equilíbrio das três forças vitais (Vata, Kapha e Pita) em seu corpo e evitar os que estimulem desarmonia.
Por exemplo, ela deve ingerir mais legumes como cenoura, nabo, abobrinha e saladas refogadas, bem como sopa de feijão-mungo ( ou canja de galinha caipira para as não vegetarianas) leite orgânico, ghee e iogurte orgânico natural - este ultimo, porém, não deve ser consumido em excesso à noite. É bom que se evite a ingestão em excesso de alho e cebola. O uso do gengibre fresco com vegetais é altamente recomendado, pois auxilia a estabelecer o equilíbrio. Um prato preparado com legumes variados, arros e um pouco de ghee, junto com condimentos como cominho, anis, gengibre e pimenta, é recomendável. Alimentos líquidos nessa fase de nutrição do feto por percolação é muito benéfico como sopas e mingaus.
Deve-se evitar o uso freqüente de alimentos acentuados seja, doce, amargo, picante, adstringente, acido ou salgado.
Prisão de ventre na gravidez: a incidência é muito perigosa. Para tanto a prática de beber de 2 a 3 copos de água morna pela manha seguida de uma caminhada suave, principalmente no ultimo trimestre, manterá Vata em equilíbrio.
Pós-parto: Deve se concentrar em alimentos que a rejuvenesçam, porém alimentos leves e muito nutritivos. Além das bebidas lácteas ditas antes, deve-se acrescer noz-moscada, canela e ghee orgânico, devido a pré-disposição da mulher à desarmonia Vata. Alem disso é um momento que deve ser vivenciado, pois do contrário trará problemas para a mulher e a criança.
::Menopausa::
Alem de todos os citados acima, é benéfico o uso de cebolinha pois regula a temperatura do corpo, alem de pepino, laranja, tanjerina, pêra e melancia. Muito benéfico o uso das bebidas lácteas citadas, são leve e muito nutritivos promovendo e revitalizando Ojas.
A proposta é usar os alimentos oferecidos pela natureza em forma de cura para as nossas necessidades, para que dessa forma cumpramos nossos propósitos de vida. Estaremos cumprindo um conceito védico de dana ou “generosidade”, ou seja, daremos algo de volta à Mãe Natureza.

Yoga e Ayurveda

dhanvantari
"Yoga e Ayurveda caminham juntos. Yoga e Ayurveda são antigas disciplinas de vida que tem sido praticadas há muitos séculos na Índia. Eles são mencionados nos Vedas e nas Upanishads. Yoga é a ciência da união com o Divino, com a Verdade, e o Ayurveda é a ciência da vida. Yoga participa com o Conhecimento e o Ayurveda com a perfeita saúde. Portanto, um yogi que não conhece Ayurveda é um meio-yogi e um terapeuta ayurvédico que não conhece Yoga é um meio-terapeuta ayurvédico. O objetivo do Yoga é a união com o Ser Supremo, mas esta união só pode ser obtida quando você tem um corpo saudável, uma mente saudável e uma consciência saudável. Assim , Yoga e Ayurveda são os alicerces da vida. São as duas faces de uma mesma moeda. Eles são Um. Asana, pranayama, relaxamento, mantra e meditação são algumas das principais prescrições do Ayurveda."
Dr. Vasant Lad

Verão Ayurveda

Verão no Ayurveda
sun
Nas escrituras sagradas que correspondem a milenar tradição médica ayurveda, o ano é dividido em seis estações chamado de RutoCharya.
Grisma é o nome em sanskrito que é dado ao Verão.
No Verão é onde o elemento fogo predomina, aumentando a sudorese e produzindo ondas de calor por todo o corpo, a alimentação e os hábitos de vida durante esta estação são predominantes para manter um equilíbrio do corpo, mente e estado energético.
Os hábitos devem ser bem observados durante o verão, a prática do Yoga deve ser realizada com maior ênfase nas posturas calmantes e pranayamas que tragam frescor ao corpo, receber o abhyanga (massagem) com óleos de coco e girassol para manter a harmonia é muito benéfico e a utilização de banhos mais frios com águas de rosas ajuda e muito nesta época.
A utilização de cores frias nas roupas como branco, azul, e o verde, carregar consigo pedras frias como pedras azuis, crital de quartzo e esmeralda ajuda na pacificação e moderação do fogo no organismo.
Evite nesta época do ano alimentos picantes, gordurosos, muito quentes como as carnes, e bebidas alcoólicas a ingestação destas substancias é um grande risco de desarmonia dos doshas, produzindo alguns excessos tais como: azia, calor, suor excessivo, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva.
Chás de hortelã, capim-limão, pétalas de hibisco ou rosa, alimentos refrescantes e beber muita água é o Ideal para o Verão.
No Verão é aconselhado sempre tentar manter um estado de harmonia e de calmaria durante os dias que segue a estação.
Desfrutem
Shanti

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Massagem Ayurvédica

massagem
A massagem é uma das ferramentas utilizadas para reequilibrar o indivíduo dentro do tradicional e milenar sistema de cura que é o Ayurveda. Praticado até os dias de hoje na Índia, abhyanga, que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo, pode ser aplicado por um ou mais praticantes, em sincronia. Nesta massagem é essencial o uso dos óleos vegetais medicamentosos, geralmente tendo como base o óleo de gergelim.
A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover as toxinas. Em Ayurveda, acredita-se que as dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana  (energia vital) nos canais sutis. Com o calor gerado pela fricção na massagem, ocorre a desobstrução destes canais e há a liberação do fluxo energético, aliviando dores e tensões.
Esta massagem atua de modo profundo e abrangente na circulação em geral, seja sangüínea, linfática ou energética. Assim, promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos.
A circulação linfática aumenta em até seis vezes após a massagem. Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem. A abhyanga nutre os sete dhatus -tecidos, reequilibra os doshas -Vata, Pitta e Kapha, fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Kali e Durga

hindu-goddess-devi-kali-maa-photo-0011

JAY MATA KALI, JAY MATA DUGE
KALI DURGE NAMO NAMAH


"Saudamos a grande Mãe Kali,
saudamos a grande mãe Durga."


Kali e Durga personificam a Mãe Cósmica, aquela que nutre, protege e cuida de toda a humanidade.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Carta da Nona Lua – O parto tem seu próprio tempo

Por Flávia Penido em 09/05/2010

Sinto que você está chegando, meu corpo vem me dando seus sinais. Foram nove meses de comunhão, dias melhores, outros piores, agora chegam ao fim. Quem venha com o tempo, que venha com a lua, que venha! Já te aguardo, te pressinto. Confesso para ti, somente para ti, confesso que já me sinto ansiosa pela sua chegada. Meu corpo todo sente o seu peso, e já está tão difícil mover quanto ficar quieta.

Respiro fundo e suspiro, nascer é tempo sem hora.Aguardo você sentir-se pronto, pronto para respirar por si só. Saiba que eu mesma já me sinto inteiramente pronta. Durante os nove meses eu estive ocupada, sim, eu sei. Também durante nove meses eu me acostumei à sua presença em mim. Tive bastante chance de me preparar, a mente teve seu tempo de absorver as mudanças que trará para minha família. Sinta-se desejado e amado, meu bebê, por todos nós. Desejo-te.

Pressa? Não eu não tenho pressa, para que andar depressa? Quero que venha, mas que venha na sua hora. Não existe hora marcada, não marquei na agenda. Sem nenhum compromisso, que seja pelo nosso desejo mútuo.

Quando meu corpo e você estiverem em trabalho parto, vamos nos repartir, você vai partir para uma nova jornada, é uma viagem intensa, procure a luz, procure o caminho que te ofereço em meu corpo.Não tema essa viagem, porque estou sempre contigo. Despeço-me da barriga linda e grande, você se despede do interior do meu corpo. Mas nos encontramos aqui deste lado, em uma nova e longa aventura. Começa em um grande deleite.

Sinta o amor que confirmo ao colocar minhas mãos em meu ventre, sinta o calor que emana. Este calor destas mãos você vai sentir aqui fora. Pode vir, garanto que estou aqui.

Sem pressa para essa viagem, criança, sem pressa. Venha surfando em onda esplêndida, venha no ritmo que imprimimos juntas, somente nós duas. Você e eu temos todo o tempo, todo o espaço para essa caminhada. Temos bola, temos água, temos de tudo! O tempo e espaço do parto é nosso, só nosso. É o meu parto e o seu nascimento. A dinâmica será somente nossa e sem artifícios exteriores, creia em mim, eu lhe prometo que será nossa e de mais ninguém. Como estou tão segura? Por que desta vez eu fiz as escolhas que me aprazem desde o começo, ouvindo meu mais intimo desejo! Sim, você já sabe disto, eu ouvi os meus medos e procurei sua cura, procurei sanar suas carências.Impedi também que medos alheios me assombrassem.Cá estou pronta para a entrega. Ninguém vai precisar nos ajudar nessa viagem de partida e de chegada. Você pode ouvir a calma e potente batida do meu coração. Então, prepara-se e dê o sinal! Venha na lua que te escolher e venha com vontade de me ver, olhe para a luz!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Yoga no dia a dia

108267868
Olá pessoal,
Namastê
Vamos praticar Yoga no nosso dia a dia?
“Da flutuação à quietude, da quietude ao silêncio, do silêncio ao vislumbre da alma. Assim, transcorre a jornada do Yoga” Iyengar
A filosofia do Yoga nos diz que não nascemos apenas para estarmos sujeitos à dor, sofrimento, doença e morte. Há um grande e profundo objetivo para a vida. Mas o propósito de investigação espiritual da vida pede uma inteligência clara e um estado de saúde perfeito, que vem de um corpo e mente completos e em pleno uso de seu potencial.
Por essa razão, os antigos sábios yogues desenvolveram um sistema integral para manter fortes e ativas as faculdades mentais e físicas, um programa simples e natural, nascido da milenar sabedoria yóguica e que envolve os cinco princípios básicos.
· Exercício apropriado chamados asanas, é o sistema de lubrificação do nosso corpo, especialmente articulações, ligamentos, músculos, mas também órgãos e glândulas, pelo aumento da circulação sanguinea e do oxigênio.
· Respiração pranayama. Viver é respirar. Sem oxigênio nehuma célula de nosso corpo será capaz de sobreviver mais que alguns minutos. Não obstante, a maioria das pessoas usa apenas uma fração de sua capacidade respiratória
· Relaxamento, Yoganidra. Quando o corpo e a mente estão sobrecarregados, sua eficiência diminui, dramática e progressivamente. O relaxamento apropriado recarrega e libera o complexo corpo/mente de todas as tensões.
· Dieta apropriada. A dieta recomendada pela filosofia yóguica consiste em alimentos simples e naturais que são facilmente digeridos e promovem excelente saúde mental e física
· Pensamentos positivos e meditação. Pensamentos positivos purificam o intelecto e dão controle consciente s sobre os instintos. A mente racional surpreendida vai procurar o entendimento no que a mente intuitiva assimila no silencio
O aprendiz no Yoga se torna fortalecido porque aprende a perceber que nele estão presentes as potencialidades criativas e harmoniosas que o ligam a teia da vida.
Um bom feriado com a prática do Yoga

YOGA PARA GESTANTE

yoga gestante
Adaptar a prática do Yoga a esse momento especial da vida da mulher;
Conscientizar sobre as mudanças físicas do começo ao fim da gestação e do puerpério; de tal forma que o stress possa ser minimizado;
Orientar um relaxamento efetivo, respiração atenta, posicionamentos;
Ajudar a preparar a mulher para o parto e pós-parto;
Fortalecer a relação mamãe-bebê com as massagens Shantala;
Trabalhar as diversas fases do trabalho de parto, com recursos utilizados para aliviar desconforto no trabalho de parto e Orientação para o periodo pós parto.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sobre o Conselho Internacional das Treze Avós Nativas

grandmother_group_Aama_flat
http://www.avozdasavos.org/
http://www.forthenext7generations.com/grandmothers.php
É um fórum mundial formado por avós de várias tradições espirituais de diversos pontos do globo (da Floresta Amazônica, do Círculo Ártico da América do Norte, das Grandes Florestas do Noroeste Americano, das Vastas Planícies da América do Norte, das Terras Altas da América Central, das Colinas Negras do Dakota do Sul, das Montanhas de Oaxaca, do deserto do Sudoeste Americano, das Montanhas do Tibet e da Floresta da África Ocidental), que se reuniu pela primeira vez no Estado de Nova York no ano 2004, em torno de uma visão comum, para formar uma aliança global de preces e educação em benefício da cura do planeta Terra e todos os seus habitantes, especialmente as crianças e as gerações vindouras.

Dica da Semana 10 de Outubro

Olá pessoas queridas,

Que tal esta semana nos inspirarmos no dia do perdão que é hoje 9 de outubro, yonkipur, e começar por nós mesmos, nos perdoando por não termos começado ainda a transformar pensamentos em ação. Esta é a proposta que faço para esta semana.

Muitas vezes temos boa intenção, mas não a colocamos em prática. Um exemplo disso é o que ouço de alguns alunos de Yoga e clientes de Ayurveda, sobre a intenção de meditar diariamente.

Paramanhan Yogananda sugere que sentemos para meditar logo ao despertamos, pois o mundo nos solicita imediatamente e poderemos passar todo um ano e a nossa intenção não se realizar.

Introduzir na nossa Rotina Diária (Dinacharya no Ayurveda), a purificação matinal, como tomar um copo de água morna logo cedo, fazer bochechos com óleo de girassol (de preferência prensado a frio) lembrando de escovar os dentes em seguida, ou mesmo fazer bochechos e gargarejos com 200ml de água com algumas gotas de óleo essencial , tea tree ou cipreste, que são antisépticos mantendo as gengivas, dentes e garganta saudável. È um bom começo

Mudar hábitos alimentares, é outro item importante na Rotina Diária, lembrando que segundo o Ayurveda só deveríamos comer quando estivermos realmente com fome e para quem tem o agni (fogo digestivo ) fraco o recomendável é comer fatias de gengibre com limão e sal antes das refeições.

Quando o fogo digestivo não está saudável, as toxinas ou “ama”, fazem com que a digestão não seja feita adequadamente e os alimentos ingeridos são incapazes de serem digeridos devido ao agni fraco. Estas toxinas podem se acumular no trato gastrointestinal e causar grandes distúrbios no corpo.

Como o clima está um tanto imprevisível, a natureza nos dá os alimentos adequados para equilibrar os doshas em cada estação do ano, portanto o indicado é comer frutas, legumes e verduras da estação.

Então pessoal, vamos fazer a afirmação cientifica de cura recomendada por Yogananda ?

“Eu perdôo a mim mesmo, perdôo o meu passado, estou livre, estou livre, estou livre”

e transformar oração em ação que é lema das 13 avós (vou à Brasília, na UNIPAZ na semana que vem, onde haverá um Encontro com estas 13 mulheres indígenas maravilhosas www.avozdasavos.com.br )e depois conto prá vocês

Uma semana cheia de Luz

sábado, 1 de outubro de 2011

Dica da semana

Olá pessoal
Vibro para que vocês tenham celebrado este início de estação, com muito mantra, contemplação, dança, flores e velas.  
Esta semana vou falar um pouco sobre duas técnicas de purificação: Shirodhara e Abhyanga
O Shirodhara que é um tratamento para o Stress e para acalmar a mente, consiste em verter um fio de óleo medicado, à temperatura ambiente, sobre a testa e a cabeça. Tem efeito tranqüilizante sobre o sistema nervoso, e é extremamente relaxante. Induz a um descanso profundo e com o tempo, a eliminação de dores de cabeça, insônia, falta de memória, labirintite entre outros.
A massagem Abhyanga  é  uma técnica na medicina ayurvédica que visa prevenir doenças e estabelecer o equilíbrio energético através de massagear o corpo com óleos medicinados, essa prática estimula a circulação sangüínea e linfática, proporcionando alto nível de relaxamento, oxigenação, nutrição celular. e vitalização corporal. As indicações:  a Abhyanga mostra-se ideal para uma série de disfunções: contrações musculares, luxações, debilidade nervosa, distúrbios circulatórios (vasculares), respiratórios, digestivos e intestinais, fadiga, reumatismo, nevralgia, artrite, entre outras. A revitalização proporcionada por essa técnica pode ser sentida nos níveis físico, mental e emocional.
O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem com óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), com recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
Segundo a sabedoria indiana, nós somos parte da natureza e com ela interagimos a todo momento. Nosso corpo responde de modo individual às variações de temperaturas e aos diversos estimulos do ambiente. Portanto pessoas queridas, que tal massagear partes do seu corpo, como pés, pernas e braços,  com um bom óleo, que por hora pode ser o de gergelim ou cártamo, esquentando um pouco mais o tempo,  vamos mudar para o óleo de côco e quem sabe, quando quiser dar um lindo presente para você mesmo, visitar um terapeuta ayurvêda e receber um shirodhara e uma massagem completa: o Shirodhara
Uma linda semana para vocês.
Shanti
Janete

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Primavera

Primavera2
Olá pessoas queridas,
Uma linda primavera para todos vocês
Pois é meus amigos, o inverno está se afastando , dando lugar a primavera. Porém , temos que lembrar que na nossa terra brasilis (como em todo planeta) as estações chegam com diferentes amplitudes que a visão ecológica nos traz e ninguém pode saber previamente como será a próxima estação.
Dessa forma manter o equilíbrio entre todos os elementos e entre os doshas é o objetivo da Medicina Ayurvédica. Este equilíbrio é mantido por meio de uma dieta equilibrada e se possível verificar o que é importante para o seu dosha na estação que se inicia (na semana que vem vou falar sobre este assunto)
A auto massagem é outro itém importante no Ayurveda com um bom óleo, que pode ser de gergelim, massageie todas as noites os pés e o alto da cabeça. Prátique Yoga e exercícios físicos como caminhar ou andar em bicicleta e lógico aquiete sua mente e seu coração e medite. O dia tem 24 horas medite 30m todos os dia e ainda resta 23hs30 para se fazer tudo o que quiser em seu dia.
A integração do indíviduo com o mundo externo, também é outra característica importante do Ayurveda. Como as estações do ano afetam cada pessoa, o ambiente de trabalho, os sentimentos e os pensamentos, vamos estar atentos nesta troca de estação.
E lembrando que dia 21 de setembro é o Dia Internacional da Paz, vamos vibrar juntos nesta grande egrégora pela Paz mundial e trabalhar com disciplina pela Paz em nós.
Até semana que vem

Dica da Semana

É  Primavera
Bochechar com oléo de girassol é curativo. SIM é, mas tinha grande dificuldade para que as pessoas sob meus cuidados pudessem usá-lo, até que pesquisando sobre os benefícios descubri esta reportagem que transcrevo abaixo. E como é mudança de estação experimente por largo tempo e comprove as maravilhas curativas despertando em seu corpo.
O PROCESSO DE CURA COM O ÓLEO DE GIRASSOL VEGETAL
MODO DE USAR:
Coloca-se na boca uma colher de óleo (no máximo uma colher de sopa – no mínimo, uma colher de chá). Esse óleo vai ser trabalhado na boca, sem pressa e sem esforço.
Faz-se bochechos com o óleo, de boca fechada, durante 15 a 20 minutos. Pessoal  não é fácil, mas inicialmente fique 5m e a cada dia aumente este tempo. O óleo não deve ser engolido de jeito nenhum. A princípio o óleo deve estar  pastoso, mas depois vai ficando mais fluido.
Quando a boca estiver bem  cheia de líquido, cospe-se tudo. O líquido que sai tem que estar branco  como leite. Se ainda estiver amarelo é sinal que se bochechou por pouco  tempo. Depois de cuspir, lave a boca várias vezes com água corrente e  escove os dentes.
O líquido branco que foi cuspido está cheio de veneno (no sentido figurado), de tal forma que a pia ou o lavatório onde se cuspiu o líquido, tem que ser bem lavados.
MELHOR ENTAO CUSPIR NO VASO  SANITARIO E DAR DESCARGA!
Pessoalmente ainda não tenho uma alternativa boa para dispensar este "oleo" como faço com o oléo de gergelim medicado que uso no shirodhara.
No líquido cuspido se encontra uma quantidade imensa de bactérias, vários tipos de micróbios patogênicos e outras substâncias patogênicas
prejudiciais à saúde.
Se nós formos examinar uma gota deste líquido num microscópio que aumenta 600 vezes, veremos uma série de fibras se movimentando. Estas fibras são exatamente os micróbios em estágio inicial de desenvolvimento, não permitindo que se atinja um estado de saúde
permanente. Um dos efeitos mais acentuados é fortalecimento dos dentes
bambos, acaba com sangramento das gengivas e os dentes se tornam mais brancos.
É melhor fazer este bochecho com o óleo de manhã cedo, ao se levantar e sem ter lavado o rosto e escovado os dentes, isto é, antes de tomar café
da manhã.
Se quiser apressar o processo de cura, pode-se repetir o processo por três vezes ao dia, antes das refeições e com o estômago vazio. A única
coisa que acontece é o aceleramento do processo de cura e não há prejuízo à saúde.
BOCHECHAR COM O ÓLEO DE GIRASSOL
Pelo Dr.. F. Karach
Academia de Ciências da Rússia
Do relatório do Dr. F. Karach, um participante do Congresso de
Cancerologia e Bacteriologia da Ucrânia, no qual foi explicado um método
incomum e muito simples de cura para o corpo humano com a ajuda do óleo vegetal de girassol.
Os resultados desse processo de cura provocam admiração e dúvidas sobre o conteúdo de seu relatório.
Mas, após um exame mais detalhado de sua terapia com o óleo, qualquer um pode se convencer dos argumentos dele e experimentar os efeitos em seu próprio corpo.
É mais do que impressionante que um método de cura tão simples possa
produzir um sucesso tão grande para a saúde, tanto no tratamento quanto na cura de doenças "nas quais se pode até evitar cirurgias ou ingestão de
medicamentos de vários tipos com seus efeitos colaterais tão prejudiciais" .
Dr. Karach continua expondo que, na verdade, o princípio da cura está
principalmente na maneira como ela é feita, isto é, em saborear e
bochechar o óleo na cavidade bucal. O resto da cura é feita pelo próprio
organismo humano.
Deste modo, é possível que, ao mesmo tempo, todas as células e tecidos do corpo se regenerem juntos. Com isso, impede-se o extermínio da flora bacteriana e, consequentemente, os estragos no organismo. Do contrário, o equilíbrio do organismo é enfraquecido e, como conseqüência final, fica diminuído e seu tempo de vida. O ser humano vive, praticamente, só a metade dos anos que poderia viver. Ele poderia muito bem atingir 140 ou 150 anos.

Com este método, dores de cabeça, bronquite, dores de dente, trombose,
doenças sanguíneas crônicas, artrose, paralisia, eczemas, úlcera no
estômago, doenças intestinais, dores no rins e no coração, encefalite e
doenças femininas, foram totalmente curadas.
Como profilaxia, a formação de tumores letais é impedida e também curadas, assim como, por exemplo, doença sanguíneas crônicas, paralisia, doenças nervosas, estomacais, pulmonares e de fígado e, a doença do sono epidêmica.
O método de cura aqui apresentado, cura o organismo por inteiro funciona
também como preventivo nos casos de tumores e enfartos. Com esse método consegui curar minha doença sanguínea crônica, com a qual convivi durante 15 anos e curei também minha artrose.

ESTE TRATAMENTO DEVE SER MANTIDO ATÉ QUE:
a) o organismo volte a ter sua fortaleza original, b) você volte a ter
sono tranqüilo,
b) ao acordar não sinta fadiga nenhuma, d) os olhos devem estar sem
olheiras,
c) um apetite saudável, um bom sono e uma memória sem problemas voltem a existir.
Aqui é bom salientar que no princípio pode aparecer uma piora aparente,
especialmente nos pacientes que sofrem de várias doenças ao mesmo tempo.
Este sentimento (sic) aparece principalmente quando os focos de infecção
começam a desaparecer ou quando um foco de infecção inflamado começa sobre outro foco, que no futuro iria se converter numa doença perigosa.
Não há, entretanto, por causa disto, nenhum fundamento para interromper o tratamento, mesmo que apareça febre. Uma piora significa apenas que a doença está desaparecendo e o organismo está se recuperando. A cura em si acontece durante o bochechar com o óleo e, quantas vezes por dia se quer aplicar o tratamento, fica por conta da decisão de cada pessoa. Doenças súbitas demoram de dois a quatro dias para serem curadas. Doenças crônicas demoram até um ano para serem curadas.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dica da Semana!

Olá amigos,
Namastê
Tenho certeza que vocês já ouviram esta frase “ Que seu alimento seja o seu remédio”, Pois é, no Ayurveda, você pode usar a sua cozinha para criar saúde e vitalidade para você e sua família. A seguir algumas substâncias naturais comumente disponíveis e que poderão servir como “remédio”:
A Raiz de cálamo como pó pode ser aspirada pelas narinas para aliviar sinusites, provocando espirros que limparão o trato respiratório. No Ayurveda o cálamo é anticonvulsivo.
Uma dica legal é usar uma pitada da raiz de cálamo pela manhã e a noite, com a metade de uma colher de chá de mel para melhorar a memória.
O cardamomo é levemente adstringente, doce e um pouco picante. Acende o fogo digestivo, refresca a mente e estimula o coração.
A canela é desintoxicante, cria uma sensação de frescor, fortalece e energiza os tecidos. A canela inflama agni promove a digestão. Se ingerida em excesso causará problemas em pitta.
Cravo da Índia ameniza tosse e congestão e para que Pitta não seja agravada - uma vez que o cravo da índia é quente - recomenda-se que ao mastigar um cravo para aliviar a tosse use uma pedrinha de açúcar...mascavo lógico.
Coentro é aromática estimulante e ajuda a digestão. Tem propriedades refrescantes e é um excelente diurético. O suco do coentro fresco e de preferência orgânico, tem propriedades anti pitta.
Já o cominho é levemente amarga e picante ajuda na secreção dos sucos digestivos é eficazmente usado nas desordem intestinais como diarréia. Para distúrbios Pitta e Kapha
Afora as contra-indicações o alho é muito eficaz para desordem vata. É anti-reumático e excelente para sinusites e além disso ,acende agni.
Gengibre é um estimulante e antiflatulento é aromático e picante. É o melhor remédio para problemas kapha. O chá feito com o gengibre fresco é bom para pessoas vata e Pitta. Ele alivia a inflamação da garganta etc...etc...bem.. o gengibre é recomendado no ayurveda para muitos problemas e para prazeres também, como o banho de imersão com gengibre que tem efeito refrescante e relaxante.
Disfrutem e até a próxima semana
Um abraço
Janete

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Doula

Massagem em Bebês e Yoga para Crianças
Acariciar é uma das mais primitivas e bonitas formas de demonstrar o nosso amor.
O recém-nascido, ainda muito próximo da posição fetal, ao ser retirado do útero, ou mesmo do seu berço, sente-se desprotegido. Não muito acostumado a este novo mundo em que ele acabou de chegar, muitas vezes fica tenso. O colo da mãe, um seio gostoso com leite quentinho, feito para ele é uma boa pedida. Palavras doces e cantigas de ninar, não só a mãe, mas o pai e as avós podem oferecer. A psicologia comprova que esses momentos ficam marcados para sempre em nossas vidas. Que eles sejam bem gostosos!
O recém-nascido ainda não tem condições de receber a Shantala, massagem indiana para bebês a partir de um mês de nascimento. Mas existe uma técnica que desenvolvi, apropriada para esta fase. Consiste numa seqüência de toques e movimentos aos quais denominei Baby Touch – Toque no bebê. São toques suaves feitos com a ponta do indicador e com a palma da mão. Esses toques ajudam a relaxar profundamente o neném. Eles podem ser feitos a partir do primeiro dia de nascido.
Massagear seu bebê pode prevenir futuras neuroses, melhora a saúde, além de aproximar você do ser que você ama.
A partir do primeiro mês de vida, o neném - mais integrado na sua vidinha, mais firme, mais fácil da mãe manuseá-lo de um lado para o outro, com a cabecinha um pouco mais firme -,já pode receber a Shantala. Esta técnica foi trazida da Índia para o Ocidente por um médico obstetra francês, Frederick Leboyer. Leboyer, ao observar uma indiana massageando seu filho ao sol, documentou fotograficamente num de seus livros, que recebe o mesmo título, que vem a ser o nome da indiana fotografada.
A Shantala, baseada na massagem ayurvédica, utiliza três manobras básicas de massagem: - o amassar, o deslizar e o tornear. O princípio é o da circulação energética, o carinho, o tato, o brincar. A Shantala ajuda a diminuir as cólicas intestinais, características deste período, devido à adaptação do neném à sua nova alimentação, e da mamãe, que - sendo mais cuidadosa com a sua própria alimentação - pode diminuir as cólicas do bebê, pois tudo que ela come vai contribuir para a formação do seu leite. Esta massagem também ajuda a prevenir problemas respiratórios e excesso de agitação.
Deve ser iniciada a partir do primeiro mês e ser continuada até uns dois anos de idade. Depois pode ser substituída pelo Tuiná infantil (massagem chinesa para crianças) pois nesta idade geralmente a criança aceita com mais facilidade manobras mais complexas e que exigem mais tempo, o que é mais difícil de conseguir nos bebês. Além disto, aumenta a variedade de doenças que podemos prevenir e tratar.
Educar é um ato de amor, de troca, pode ser divertido, criativo, além de você se exercitar, seja você pai, mãe, avó, avô, professor, terapeuta, recreador, artista. Poder ter uma troca corporal divertida é ótimo! Previne rugas, enfartes, depressão, para os mais velhos, que cuidam e com certeza deixará os rebentos mais saudáveis e felizes. Falta de tempo não existe; quando queremos, dá-se sempre um jeitinho.
Yoga quer justamente dizer união, Yoga para criança alonga, proporciona tonicidade muscular, melhora a postura, acalma a mente, relaxa, melhora a saúde, equilibra física, emocional, mental e espiritualmente.
No trabalho com crianças, em que o tempo de concentração delas é menor, devem-se usar músicas infantis e posturas com tempo menor de duração. Após a prática, deve-se fazer uma atividade artística complementar, para expansão da sua criatividade.
A palavra Doula vem ganhando cada vez mais popularidade. Muitos ainda acham-na estranha, outros realmente não a conhecem. Fato é, que esta palavra de origem grega, cujo significado é “mulher que serve”, começou a ser largamente utilizada dentro da humanização do nascimento na década de 90 por dois pesquisadores americanos, Klaus e Kennell.
Atualmente a Doula vem ganhando popularidade em nosso país,  passando a integrar o tradicional Dicionário Aurélio em sua 5ª edição revisada e ampliada . Existe, no cenário do nascimento, desde que existe o próprio nascimento. A mulher que está parindo sempre esteve acompanhada por outras mulheres, e é comum vermos representações de cenas de partos da idade média, ou mesmo mais antigas (da época do Egito e da antiga Índia), nas quais há mulheres apoiando a parturiente. Essas mulheres que apóiam, seguram a mão, olham no olho, buscam água, secam o suor, abraçam..., são as doulas.
Companheiras e servidoras fiéis daquelas que estão dando à luz, essas mulheres desapareceram da cena do parto por muitos e muitos anos. Quando o nascimento passou a ocorrer nos hospitais e não mais em casa, achou-se que essa figura não era mais necessária, já que o obstetra passou a cuidar de todo o nascimento, o pediatra a cuidar do bebê e as enfermeiras se responsabilizavam por providenciar tudo que fosse necessário a eles.
E aconteceu que por muitos e muitos anos as mulheres ficaram sem ser cuidadas durante o nascimento de seus filhos!
Hoje, muitas grávidas, apesar de estarem em centros urbanos e ganhando seus bebês em hospitais, desejam vivenciar a experiência de dar a luz a seus filhos de forma ativa, consciente e prazerosa. Neste contexto aquelas mulheres que apóiam voltam à cena do nascimento, com o nome de Doulas, comprovando que são de grande importância neste momento mágico e intenso da vida de qualquer pessoa.
A Doula não irá querer que você tenha um parto normal, ou na água, ou que não tome anestesia, ou que fique de cócoras, ou qualquer outra coisa. A doula apenas deseja poder proporcionar à mulher uma experiência de parto positiva, contribuindo desta forma para o nascimento de uma mãe mais segura, gratificada e orgulhosa da sua experiência de parir um filho.
A Doula é, portanto, quem cuida da mulher que está parindo. Ela cria vínculo com essa mulher, estabelece uma relação de confiança e tem plena convicção na capacidade fisiológica do corpo feminino de dar a luz a seus filhos. Ela entra como a mão amiga e passa a incentivar e apoiar toda e qualquer decisão informada da mulher.
É importante compreender que a Doula não decide nada, nem antes e muito menos durante o nascimento. Ela trabalha com um suporte informativo prévio onde busca passar à gestante todo conhecimento que ela precisa para tomar suas decisões. E, durante o trabalho de parto em si, ela trabalha com um suporte físico e emocional, utilizando técnicas diversas, sempre não farmacológicas, para alívio de desconfortos e busca de serenidade.
A figura da Doula está relacionada ao parto via vaginal porque uma mulher que tem uma Doula torna-se mais confiante, mais ativa dentro do trabalho de parto, passando a trabalhar a favor de seu corpo e do nascimento de seu filho. Então, ter um parto via vaginal, sem tantas intervenções e sofrimento, mais rápido e satisfatório, passa a ser uma realidade e não um sonho distante, quase impossível.
Preparação individual para a maternidade
Oficina de parto para casais
Grupo de apoio ao parto
Vai parir? Contrate uma doula
Agende com: Janete Duprat (9967 2628)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dica da Semana!

Olá pessoas queridas,

Neste feriado de sete de setembro aproveite para se cuidar um pouco e veja abaixo algumas recomendações do Ayurveda
Dentro da correria da vida moderna, dormir transformou-se em "desmaiar". Saiba que é um dos momentos mais importantes para o corpo e a mente se reenergizarem.
Certamente, isto não é novidade alguma. Uma boa dica é auto massagear-se após o banho, antes de ir dormir. Utilize o óleo correspondente ao seu dosha se não souber, uso um bom óleo de gergelim, ah! E não esqueça de massagear bem os pés ... e umas gotas no alto da cabeça proporcionará um relaxamento muiiiito gostoso para dormir em paz.alem da pele hidratada, muita vitalidade para começar o próximo dia
Aqui vai outra preciosa dica se você resolver ficar em casa neste feriado
Encontre um lugar, dentro da sua casa, aonde você possa criar uma atmosfera tranquila. Coloque flores, velas, imagens, aromas e objetos que remetam tranquilidade.
Utilize este espaço para a sua prática de meditação.
Meditar em um mesmo lugar todos os dias, diminui a interferência de estímulos externos facilitando o poder de concentração.
O simples fato de acender um incenso provoca uma sensação de bem estar e harmonia relacionados, não apenas, com o agradável aroma que espalha-se pelo ambiente.
O ato de defumar nossa casa, é uma forma de limpeza energética.
Experimente sentar neste local, e com a coluna ereta, o coração tranqüilo, respire e se permita estar inteiro/a no aqui agora, corpo e mente juntos, observando a respiração que entra e sai do teu corpo e simplesmente desfrute
Um lindo feriado
Até a próxima semana

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Biosinergia


Biosinergia 
É um novo conceito preventivo e curativo em saúde psicossomática que restaura o equilíbrio corpo/mente.  A Biosinergia convoca informações biográficas e as marcas perceptíveis ou não, inerentes ao processo de crescimento humano. Trabalha com o conceito de que o complexo sistema de circulação de energia do corpo humano, é o primeiro a detectar e acusar a existência de bloqueios que interrompem o equilíbrio. A partir do trabalho corporal como ferramenta de abordagem, a especialidade clínica da Biosinergia, é uma técnica terapêutica da alma.
A Biosinergia é uma técnica desenhada para restaurar o equilíbrio maior do ser humano a partir do  despertar das forças essenciais da vida, através de sua história e as marcas deixadas por esta história no corpo , para redescobrir os caminhos interiores com maior consciência, criatividade, sensibilidade e regozijo para uma vida plena com bem estar e alegria.
A Biosinergia está baseada em técnicas muito simples e naturais, que sempre fizeram parte da história do ser humano e que em função da sua simplicidade, foram sendo abandonadas para dar lugar às sofisticadas técnicas do complexo mundo em que vivemos.  Pela sua essência e inerência à natureza humana, estas técnicas quando resgatadas, naturalmente tornam a vida uma arte.
A BIOSINERGIA ajuda você a:
·          Ter um maior auto-conhecimento.
·          Desenvolver criatividade, um pilar da  auto-realização.
·          Ter uma atitude essencialmente positiva diante da vida.
·          Dominar a ansiedade.
·          Viver o presente, “o aqui e agora”.
·          Desenvolver capacidade de concentração, “atenção sem tensão”.
·          Estar “de bem” com o seu corpo.
·          Transmutar o estresse, tornando-o uma força estimulante.
·          Relaxar e posteriormente evitar as tensões mentais, físicas e emocionais.
Técnicas utilizadas na Biosinergia
Leitura corporal – Análise da linguagem corporal.
Técnica “O Ring” – A partir do principio da Biosinergia, permite o monitoramento integrado dos circuitos energéticos.
Abordagem Transpessoal - Diagnóstico de desequilíbrios emocionais que afetam o corpo e a mente.
Eliminação das couraças musculares - Criadas como mecanismo de defesa, que terminam por interferir na vida cotidiana.
Agende com: Janete Duprat (9967 2628)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dica da Semana!

Olá Pessoal,
Esta semana continuarei falando sobre os doshas e a alimentação. Trouxe duas receitas, um massala para os três doshas e uma samosa deliciosa que comi num restaurante paulistano.
Espero que vocês gostem
Até a próxima semana
Um abraço
Janete   
Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual da pessoa, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ela possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento. Para o Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um "bom agni" é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. Costuma-se ouvir muito que "você é o que você come", mas podemos concluir, que a medicina indiana vai além: "você é o que você consegue digerir".
"Basicamente, o Ayurveda é uma medicina preventiva, embora seja também curativa. O Ayurveda ensina, através de sua sabedoria simples, como aperfeiçoar nossa natureza original, sendo possível para qualquer pessoa adquirir o conhecimento prático para se manter saudável".
Manter o equilíbrio entre todos os elementos, entre todos os doshas, é o objetivo da Medicina Ayurvédica. Este equilíbrio é mantido por meio de uma dieta específica para cada dosha, técnicas de massagem, o uso de plantas medicinais, yoga terapia e exercícios físicos.A integração do indíviduo com o mundo externo, também é outra característica da Ayurveda. Como as estações do ano afetam cada pessoa, o ambiente de trabalho, os sentimentos e os pensamentos
Foi por este motivo que escolhi esta semana trazer a vocês as receitas de Massala para cada dosha.
MASSALAS
Massala é a mistura de várias especiarias. Caracterizam a culinária indiana agregando cor, sabor e aroma aos alimentos. 
Para a Medicina Ayurvédica, os alimentos são uma forma de tratamento e podem prevenir vários desequilíbrios. As especiarias e ervas facilitam os diferentes processos digestivos, potencializam a absorção de nutrientes e auxiliam o corpo na remoção de toxinas.
As massalas também acrescentam aos alimentos as propriedades medicinais encontradas em cada uma das especiarias.  

VATA MASSALA
Ajuda a manter o fogo digestivo ativo. Carminativa, nutritiva, quente e levemente picante. Proporciona confiança interior e plenitude.
Ingredientes:
mostarda preta, canela, funcho, pimenta jamaicana, sal marinho, cominho, gengibre e cravo.
PITTA MASSALA
Refrescante e aromática, auxilia a manter o equilíbrio do ph sanguíneo e harmoniza as emoções. 
Ingredientes:
cominho, coentro, erva doce, cúrcuma, feno grego, gengibre e cardamomo.
KAPHA MASSALA
Estimulante, quente e picante. Auxilia a eliminação de toxinas, fortalece o sistema imunológico e mantém ativo o fogo digestivo.
Ingredientes:
mostarda amarela, gengibre, canela, páprica, cominho, cúrcuma, cravo, cardamomo e pimentas chilli, calabreza e cayena.
As massalas são ótimas para as pessoas que alimentam-se fora de casa!
Podem ser agregadas aos alimentos equilibrando-os de acordo com cada biotipo. 

Samosas Integrais

Ingredientes
Massa
400 gr farinha branca
100 gr farelo de trigo tostado fino
1/2 colh chá sal
1/2 xic óleo de girassol
água

Recheio
1/2 colh chá cominho em graõs
1/2 colh chá açafrão em pó
1/2 colh chá ervas finas
4 batatas médias
1 colh chá sal
150 grs ervilhas cozidas
Preparo
Para fazer a massa você irá precisar de um rolo de abrir massa, na sua mesa ou numa parte da pia coloque a bacia com os ingredientes secos e depois adicione o óleo e misture bem, acrescente a água aos poucos até que a massa fique homogênia e desgrude das mãos. Sove por alguns minutos e deixe descansar com um pano úmido em cima enquanto você prepara o recheio.
Descasque as batatas e corte em cubinhos, cozinhe até que fiquem macias. Frite os temperos no óleo de azeite e adicione as ervilhas, por fim as batatas, misture bem e deixe esfriar. Eu prefiro colocar o sal na água das batatas ao cozinhar, mas você pode fazer como preferir.
Abra a massa em discos e coloque o recheio no meio, eu faço umas trancinhas, mas caso seja difícil pode fechar com água nas bordas e um garfo.
Você pode assar ou fritar as samosas, desta vez eu assei, pois a idéia é que seja um alimento mais saudável, caso prefira fritar, use o óleo de girassol.
Que vocês tenham uma linda semana!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Yoga

"O Yoga constitui uma disciplina prática e viva, de modo que o nosso propósito ao apresentar os ensinamentos antigos, está muito longe de querer dar ao Yoga uma imagem estereotipada. Conhecer o passado e compreender corretamente as noções e os princípios fundamentais do Yoga significa oferecer ao espírito criativo a possibilidade de modificar as técnicas com a finalidade de atender às necessidades de nosso tempo sem trair a essência do ensinamento."
T.K.V. Desikachar
Em primeiro lugar, seria interessante lembrar que o termo Yogaterapia permite duas leituras aparentemente distintas, mas absolutamente (e necessariamente) complementares:
Uma leitura de sentido mais amplo e mais profundo, que considera que todo o Yoga - independente de linhas e estilos - é Yogaterapia, pois pretende curar a mais primordial de todas as doenças: avidya, a ignorância. Ignorância do Self, do Ser. É a partir da ignorância de nossa natureza real que todos os problemas da existência se desenrolam. Daí Yoga significar "unir" (curiosamente muito parecido com o sentido da palavra "religião" = religare = religar).
E outra leitura de sentido mais específico, que entende que a Yogaterapia é uma especialidade do Yoga. E mais especificamente ainda, do Hatha Yoga (embora o Tantra não esteja excluído, como vamos ver adiante).
Em cima desta segunda leitura podemos considerar duas abordagens distintas da Yogaterapia:
Por um lado, temos uma abordagem mais tradicional, presente em grande parte da literatura, que trata a Yogaterapia como um receituário. "Para tal enfermidade tais e tais asanas e pranayamas...". É muito comum vermos no final dos livros de Yoga listagens de indicações e contraindicações. Este tipo de estilo de trabalho também costuma utilizar séries fixas de asanas e pranayamas para tratar as doenças: séries para coluna, séries para asmáticos, diabéticos, cardíacos, etc.
De outro lado, temos uma abordagem mais moderna e que trabalha dentro de uma visão mais personalizada, onde ao contrário de aplicar "receitas de bolo", o profissional desenvolve um amplo e profundo raciocínio terapêutico, que deve ser construído basicamente a partir de um tripé fundamental:
um bom conhecimento de Anatomia, Fisiologia e Cinesiologia.
um razoável conhecimento de Psicologia.
um bom conhecimento da Fisiologia energética do Yoga (chakras, pranas, nadis).
Este tripé é absolutamente essencial para que se possa efetuar uma correta leitura e interpretação da demanda do aluno/cliente de modo a poder-se elaborar o tratamento personalizado, em função desta anamnese.
A Yogaterapia que se atém somente ao item 1, corre o risco de ficar reduzida a uma espécie de subsidiária da Fisioterapia, perdendo sua função mais nobre que é a de considerar primordialmente o aspecto holístico e integrado do ser.
Em relação ao item 3, é importante resgatar para o Hatha Yoga o conhecimento tântrico sobre o funcionamento da energia e o uso do seu vasto ferramental energético.
É necessário que se lembre que o Hatha Yoga é uma forma resumida do Tantra, que foi codificada para servir ao Raja Yoga, isto é, preparar o corpo para a meditação, lembrando que Patanjali em seu ashtanga prevê asana e pranayama. O Hatha Yoga Pradipika e o Gerandha Samhita são bem claros neste ponto.
Estas escrituras inclusive desdobram bem o aspecto da energia, questão esta que de certa forma foi meio deixada de lado na prática do Hatha Yoga mais contemporâneo em favor do aperfeiçoamento das asanas e de uma prática mais superficial de pranayamas. Ferramentas energéticas importantes como kriyas, mudras e bandhas tiveram suas funções bastante subutilizadas, com ênfase dada apenas em seus benefícios físicos.
É necessário, então, buscar no Tantra (mais especificamente, no Dakshina Tantra) o conhecimento amplo desta fisiologia energética, para que o yogaterapeuta possa trabalhar eficientemente dentro do postulado primordial que prega que o Yoga trabalha integradamente o complexo corpo-mente-emoção-energia sempre, invariavelmente, de dentro para fora e de fora para dentro.
A frase de Desikachar que abre este texto, vem ao encontro da idéia do desenvolvimento da criatividade. Em nenhum texto tradicional do Hatha Yoga, os sábios Swatmarama ou Gerandha propõem métodos ou formas de se dar aulas ou tratar pessoas. Apenas as ferramentas, seu funcionamento e efeitos são expostos. Nenhuma indução de se o trabalho deve ser com séries fixas, com fichas, etc. Não fosse assim, Sivananda, Yogendra, Krishnamacharya e Iyengar não teriam desenvolvido estilos tão diferentes.
Creio que o profundo estudo do importante "tripé" citado no início, acrescido da intensa prática pessoal e da observação exercitada em aulas e atendimentos, propiciam ao terapeuta de Yoga desenvolver a necessária intuição para que sua criatividade possa fluir de forma livre e responsável, e com um alto nível de capacitação profissional.
Não deve ser intenção do yogaterapeuta pretender substituir o médico, o psicólogo ou o fisioterapeuta, muito porque o amplo e holístico leque do Yoga permite uma rica e sinérgica interação com todas estas áreas da saúde.
O profissional de Yogaterapia também deve estar profundamente consciente de que, além de terapeuta, ele é, sobretudo, um educador. O processo de manutenção e recuperação da saúde, passa fundamentalmente, por um trabalho consciente e profundo de reeducação, função esta que, infelizmente, não está sendo devidamente exercida por nossa medicina moderna.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dica da semana!

Olá pessoal,
Esta semana vou falar um pouco sobre nutrição na visão do Ayurveda.
A saúde é uma conquista diária. Em Ayurveda, trabalhamos especialmente a prevenção das doenças, que nada mais são do que o acúmulo de toxinas no organismo
A nutrição é um dos pilares básicos da Ayurveda, pois através dos alimentos que ingerimos podemos agravar ou pacificar um dosha, ou até mesmo causar doenças, pois para Ayurveda o alimento mal digerido se transforma em toxina (Ama) e através destas toxinas instaladas no organismo se iniciam todos os processos de doença
É importante ressaltar que o médico ou o terapeuta ayurvédico tem uma série de recursos bem definidos para o diagnóstico tipológico e dos desequilíbrios, onde as características dos doshas servem somente como uma generalização simplificada. E vou explicar os doshas de forma bem simples 
A combinação dos cinco elementos básicos da natureza (terra, água, fogo, ar e eter ou akasha).  forma três organizações do corpo ou tipologias, que são:
· Vata - éter mais ar – leveza, estrutura esguia, rapidez nas atividades, fome e digestão irregulares, sono leve e interrompido, entusiasmo, vivacidade, imaginação; excitabilidade, mudança de humor, tendência à preocupação, energia física e mental em explosões repentinas.
· Pitta - fogo mais água – constituição mediana, temperamento empreendedor, gosto por desafios; inteligência aguçada, muita fome, sede e boa digestão; tendência à raiva e irritabilidade sob tensão; aversão ao sol e ao calor; caloroso e ardente nas emoções, quando equilibrado.
· Kapha - água mais terra – constituição forte e sólida; energia constante, gestos vagarosos e graciosos; personalidade calma e tranqüila; tendência à obesidade; afeição, tolerância e generosidade; tendência à possessividade e complacência; buscar consolo emocional nos alimentos.
Todo temperamento psicossomático ou constituição é determinado por estes três doshas no momento da fecundação. Quando o embrião é formado, sua constituição está determinada, tal como o código genético e determina essas características até a morte física. Existem sete constituições básicas de acordo com a Ayurveda
Quando se faz um programa de tratamento ele inclui com certeza uma dieta (ahara)  
Os alimentos também possuem proporções das energias de vata, pitta e kapha. O princípio da alimentação é propiciar aqueles alimentos que reduzam o dosha em excesso e incrementem o dosha em deficiência. Uma boa dieta é a combinação correta dos alimentos que suprem os elementos vitais para o bem estar; os gêneros alimentícios são combinados em proporções para cumprir adequadamente as funções da estrutura corporal, promover a vitalidade geral e a nutrição da mente. A boa nutrição depende da capacidade de digestão e utilização apropriada dos alimentos.
Ao entrar em nosso organismo, por meio da boca, os alimentos, são decodificados pelo nosso sistema nervoso, primeiramente pela impressão do sabor produzido, levando a reações de produção de enzimas digestivas, hormônios e outras substâncias, baseado nessa percepção. Os sabores revelam um intricado e dinâmico potencial terapêutico das energias contidas nas substâncias em termos de efetivamente intensificar, reduzir ou equilibrar os Doshas.
Na próxima semana vou falr um pouco sobre os sabores e dar algumas receitas
Uma linda semana
Janete

sábado, 13 de agosto de 2011

Dica da Semana!

Olá amigos aqui vão as dicas da semana do Ayurveda:
O primeiro segredo que você deve conhecer sobre a boa saúde na visão do Ayurveda é o de que você precisa escolher ter uma boa saúde.
O propósito do AYURVEDA é ensinar como podemos influenciar, moldar e prolongar nossas vidas. Seu princípio básico é que a mente exerce a mais profunda influência no corpo e a libertação do estado doentio depende de entrarmos em contato com nossa percepção para atingir a harmonia e expandi-la ao corpo todo. Esse estado de percepção equilibrada, mais do que qualquer tipo de imunidade física, é capaz de criar um estado mais saudável.
Dinacharya é o estilo de vida. Saber alimentar-se é um dos principais ensinamentos do Ayurveda
Segundo a Medicina Ayurveda, todas as doenças tem início no aparelho digestivo.  Então cuidar da alimentação para que o aparelho digestivo tenha um perfeito funcionamento, permitindo assim que as toxinas sejam eliminadas é um bom começo e para isso o uso de temperos nos alimentos como cominho, gengibre, alecrim entre outros, assim como ghee - manteiga clarificada devem fazer parte do preparo dos alimentos
Deepak Chopra, médico indiano diz " O propósito do Ayurveda é nos ensinar como podemos influenciar e moldar nossa própria saúde".
O Ayurveda busca a saúde integral do indivíduo, unindo mente, corpo e espírito, onde ensinamentos e vivência de saúde e bem estar faz parte da rotina diária do bem viver. 
Ah! e não se esqueça antes de preparar os alimentos, relaxe , respire profundamente e agradeça a benção de poder servir preparando este alimento.
Até a próxima semana

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Doula: NASCIMENTOS HUMANIZADOS

NASCIMENTOS HUMANIZADOS
— promovendo a paz e a não violência —

No início do século passado, o parto era atendido majoritariamente no domicílio, por parteiras. As famílias tinham muitos filhos para que alguns resistissem às difíceis condições de vida à época, quando não havia antibióticos para prevenir e curar infecções.
A partir dos anos quarenta, começou a crescer a tendência à hospitalização dos partos, e chegamos no final do século passado com mais de 90% dos partos realizados em hospitais. Os avanços na antibioticoterapia e na disponibilidade de meios tecnológicos para diagnóstico e terapêutica, assim como a melhoria nas condições de vida, contribuíram de forma importante para a efetiva redução na mortalidade materna e neonatal.
O entusiasmo crescente com as possibilidades do desenvolvimento industrial do século XX influenciou todos os setores da atividade humana. Também no setor Saúde o componente técnico foi privilegiado em relação ao componente do cuidado, e a racionalidade mecânica ou industrial - apenas em função da produtividade - foi aplicada a muitos aspectos da atenção. Ainda que "dar à luz não seja uma doença ou processo patológico" (Marsden Wagner, 1982), a assistência a nascimentos também seguiu esse padrão industrial, e algumas maternidades agendam cesarianas como se fossem uma linha de produção de nascimentos, por conveniência de profissionais e das instituições, ostentando taxas de 70% e até 100% de cesáreas.
Por outro lado, tem crescido o número de pesquisas que identificam algumas práticas de atenção como formas de violência institucional, tanto para mulheres como para seus bebês, havendo trabalhos que salientam a importância da primeira vivência infantil como marcadora (imprinting) para a continuidade da vida desse recém-nascido.
Considerando a riqueza desse processo, que além de biológico, tem sido abordado como fenômeno cultural, social, sexual e espiritual, numa concepção holística, há um forte movimento nacional e internacional que propõe a humanização da atenção a nascimentos e partos como uma resposta à mecanização na organização do trabalho e à violência institucional.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Atendimentos

Atendimento individual : Biosinergia, Ayurveda, Quiroacupuntura, Doula e Life Coaching.
Aulas:
Terças e quintas as 7.15hs - Hatha Yoga
8.30hs - Yogaterapia
9.45hs - Yoga para Gestante
Grupo de casais grávidos - quarta feiras às 19:30h.
Representante em Curitiba do Conselho Internacional da 13 Avós.