sexta-feira, 5 de abril de 2013

Outono



O Outono chegou e o Ayurveda dá algumas dicas para que você desfrute  integralmente dessa estação: 

Segundo o Ayurveda, somos o microcosmo que reflete o macrocosmo e devemos adaptar a nossa rotina às variações climáticas e sazonais, pois elas exercem grande influência sobre o nosso organismo.



Os períodos intersazonais são chamados de rutu sandhi, e correspondem aos 7 dias no fim e no começo das estações. Nesse intervalo, o regime alimentar correspondente à estação anterior deve ser descontinuado gradativamente e um novo regime deve ser adotado suavemente. A descontinuação repentina ou a brusca adoção de uma nova dieta pode provocar o surgimento de desequilíbrios, decorrente da não adaptação à mudança de hábito (asatmya). O inverso, a persistência de um mesmo hábito alimentar, indiferente das variações sazonais, pode gerar o agravamento dos doshas(biotipos), pela incompatibilidade da dieta com o clima vigente.

A transição do Verão para o Outono substituirá o clima intensamente quente e úmido pelo calor suave, com vento e a secura que permanecerá até meados de Abril, quando a temperatura começará a baixar trazendo um frio suave, ou não, vento e secura. Os atributos da nova estação influenciam fortemente a energia Vata em todas as pessoas podendo gerar constipação intestinal, ressecamento da pele, unhas e cabelos, dores articulares, rouquidão, insônia, ansiedade, medo e nervosismo, além da redução ou instabilidade do apetite (Agni).

A dieta é uma ferramenta importantíssima para reequilibrar o sistema tridosha quando este é afetado pelas variações climáticas.

No outono recomenda-se de modo geral uma dieta quente, medianamente pesada, umedecida e nutritiva com predomínio de alimentos cozidos, untuosos (com adição de óleos saudáveis como o azeite de oliva), ingestão de líquidos mornos (chás e sucos cozidos), abundante em cereais como a aveia, laticínios (com temperos), frutas oleaginosas (com moderação). As refeições devem ser frequentes, em pequena quantidade e regulares. Não deve haver mistura de muitos alimentos na mesma refeição, mas, variedade entre uma refeição e outra. Devem-se usar temperos picantes, mas suaves (açafrão, cardamomo, cebola cozida, coentro, cominho, endro, erva-doce, funcho, gengibre em pó), e sal, pouco.

A  massagem ayurveda que poderá ser combinada com sauna a vapor é recomendada pela aplicação dos óleos corporais em temperatura morna, que mantém a nutrição da pele, cabelos e unhas. Outros benefícios são a estimulação da circulação, o relaxamento da musculatura e do sistema nervoso, aliviando os sintomas do estresse.

Namastê.


DICA 

DINACHARYA

Preserve sua saúde, cuide do seu a
gni. Pela manhã (entre 6 e 10 da manhã que é a hora Kapha do dia) a ayurveda aconselha tomar um copo de água morna com gotas de limão em jejum. Se você é Vata, coloque uma pitada de sal, se seu biotipo é Kapha, uma colherzinha de mel e para quem for Pitta apenas o limão. A água morna ajuda a digerir as toxinas (ama) do dia anterior que não conseguiram ser digeridas durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário