DERRUBANDO MITOS
*A chamada ‘demora' do parto normal não faz o bebê sofrer.
*O processo do parto normal nunca deve ser julgado rápido ou demorado demais se a mãe e o bebê estiverem bem, com boas condições vitais. Esses sinais devem ser acompanhados durante o trabalho de parto – em especial, os batimentos cardíacos do bebê, pois, enquanto eles estiverem num padrão adequado, o parto estará no tempo certo para aquela mulher e aquele bebê. O tempo de duração do parto não é tão significativo para a saúde de mãe e filho, o mais importante é um bom atendimento por parte da equipe de saúde.
*O parto normal permite o uso de anestesias para diminuir a dor próximo ao nascimento do bebê. O medo da dor do parto é uma das objeções mais comuns à idéia do parto normal. Na realidade, as contrações iniciais lembram cólicas menstruais. À medida que o trabalho de parto evolui, elas ficam mais intensas. Quando o colo do útero atinge 4 ou 5 cm de dilatação, mais ou menos na metade do parto, os médicos podem lançar mão da analgesia peridural. Essa anestesia elimina totalmente a sensibilidade à dor sem prejudicar os movimentos da gestante para o parto. A intensidade da dor pode variar de mulher para mulher. Além disso, existem outros métodos não invasivos para o alívio da dor como massagens na região lombar, banho com água morna, caminhada e mudança de posição, procurando uma posição mais confortável. *As complicações nos recém-nascidos decorrentes das cesarianas estão associadas a uma maior freqüência de prematuridade e a problemas respiratórios. Estudos científicos apontam que bebês nascidos entre 36 e 38 semanas tem mais chances de desenvolver problemas respiratórios agudos e, em conseqüência, acabar precisando de internação em unidades de cuidados intermediários ou mesmo UTI Neonatal.
No parto cirúrgico há uma separação abrupta e precoce entre mãe e filho, num momento primordial para o estabelecimento de vínculo.Os primeiros instantes após o nascimento são fundamentais para a criação de uma ligação chamada em inglês de bonding - um elo, um laço profundo.
No momento no nascimento, a mãe ter o bebê em seu colo, sobre o peito ou próximo dela permite estabelecer com ele uma importante troca de estímulos: olhares, fluidos e cheiros promovem uma identificação profunda. Ao nascer, a criança registra uma sensação intensa de tudo o que acontece: quanto mais segura ela se sentir, melhor para ela, para seus pais e para o mundo.
*Cesáreas anteriores e fetos grandes não determinam, por si só, indicação do parto cirúrgicoMesmo depois de uma cesárea é possível ter um parto normal. Em 1916, o médico americano Craigin produziu uma série de estudos sobre cesárea e afirmou: “uma vez cesárea, sempre cesárea”. Naquela época, a incisão no útero era vertical, a anestesia era geral e não existiam antibióticos. Muitos médicos até hoje repetem o dito de Craigin e alguns sequer discutem a possibilidade de um parto normal em uma segunda gestação. Basta o obstetra acompanhar o trabalho de parto com mais atenção, já que a cicatriz da cesárea anterior é um ponto de menor resistência às contrações uterinas. A ruptura do útero durante o trabalho de parto, nesses casos, é um acontecimento bastante raro.
Quando a mãe é diabética ou desenvolve diabetes gestacional, o parto deverá ser por cesárea. Os bebês de mães diabéticas tendem a ser grandes. Além disso, caso o equilíbrio glicêmico seja muito instável durante a gestação, é possível que a placenta se deteriore precocemente, prejudicando o fornecimento adequado de nutrientes e oxigênio para o feto. Essas e outras circunstâncias fazem com que, frequentemente, nesses casos, o parto mais indicado seja cirúrgico e anterior ao termo da gestação (geralmente, em torno da 38ª ou 39ª semana). Ainda assim, mulheres que desenvolvem diabetes antes ou durante a gestação, desde que com a doença moderada e bem controlada, podem ter um parto normal com segurança. Como nos demais casos, é importante que uma equipe médica adequada – composta por profissionais como endocrinologista, nutricionista, ginecologista e obstetra – acompanhe e oriente devidamente a gestante para ajudar a decidir quando induzir o trabalho de parto ou fazer o parto cirúrgico. Hormônio do amorO obstetra francês Michel Odent chama a ocitocina de hormônio do amor . A ocitocina, ao ser liberada pelas fêmeas, promove as contrações uterinas e imediatamente produz um forte sentimento de apego da fêmea pelo filhote. Em um dos seus livros, Odin relata que ratas virgens que receberam sangue de ratas recém paridas se apegaram imediatamente a filhotes colocados ao seu lado.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
PARTO NATURAL
YOGA ॐ
"Não se deve usufruir a felicidade no estado meditativo, mas deve-se manter desapegado pelo uso do discernimento. Quando a mente estabelecida na sua identidade (uniformidade), quiser abandoná-la, deve concentrar-se com diligência."
Mandukya Upanishad Karika de Shri Gaudapada, III, 44-45.
OBSTÁCULOS A MEDITAÇÃO
Os quatro grandes obstáculos são:
1. A tendência para adormecer (laya);
2. A agitação e vaguear da mente (vikshepa);
3. Latências inconscientes da mente (kashayam);
4. Tendência para usufruir a quietude (rasasvad).
1. O sono
O sono é um dos maiores obstáculos à meditação. De fato, a meditação é o momento em que muitos dormem e alguns mais ousados ressonam. Isto acontece, porque estamos relaxados; e sempre que dormimos também estamos relaxados. Não que sempre que estamos relaxados dormimos, mas de fato para adormecer, relaxamos primeiro.
O sono é, regra geral causado por cansaço físico ou mental. Deve, por isso, preparar-se a meditação com descanso suficiente. O que se faz antes da meditação assume um papel determinante no evitar do sono.
Um dos métodos para evitar o sono é a auto-sugestão. Não é incomum acontecer que quando temos de nos levantar a uma hora de manhã cedo fora do comum, acordarmos ainda antes do despertador. Isso acontece porque antes de adormecer temos o pensamento determinado que não podermos adormecer depois de o despertador tocar e temos de estar alerta. Essa mesma auto-sugestão pode ser usada. Isto é muito eficaz.
A respiração, pranayama, é outra ferramenta útil para ser usada para preparar a mente para a meditação. Haverá pois que saber escolher o pranayama em função do momento. Sobre o pranayama vejam-se os artigos publicados nos Cadernos de Yoga e disponíveis no Dharmanindu.
O importante é evitar criar o hábito de adormecer na meditação, sob pena desse padrão se instalar. Vale tudo para evitar o sono: respirar fundo, abrir os olhos, interromper e fazer pranayama, shirshasana (invertida sobre a cabeça) ou até um surya namaskara (saudação ao sol).
O sono é, sem dúvida, o obstáculo mais comum. Seguem, em resumo, algumas sugestões para o evitar
· Medite depois de tomar banho ou pelo menos depois de lavar o rosto e as mãos.
· Medite quando o estômago não estiver demasiado cheio ou vazio.
· Escolha um momento em que a mente esteja alerta.
· Auto sugestão: "Permaneço acordado e alerta".
· Não medite depois de uma actividade cansativa e esgotante.
· Não medite quando existe um défice de sono.
· Inicialmente faça sessões curtas de meditação de 15 a 20 minutos.
2. A agitação e vaguear da mente (vikshepa)
A mente tem uma tendência extrovertida e tende a dispersar seja pela percepção de objectos pelos sentidos, seja pelas próprias impressões internas.
a) A dispersão externa, pelo que os sentidos reportam, é evitada pelo seguir dos primeiros passos da meditação dentro da tradição.
b) A dispersão interna desaparece com a capacidade de concentração desenvolvida pelo japa e o que se deixou dito a esse propósito. Numa e noutra forma de dispersão, o exercício do desapego em relação ao que é percebido e do conhecimento assimilado devem-se fazer presentes. Meditar impõe um estar alerta, desperto e não um deixar-se levar.
O estudo da meditação e do seu valor ajudam a evitar a distracção, uma vez que a mente tende a apreciar aquilo que valoriza. Com a prática torna-se claro que alguns hábitos e gostos que temos são a raiz de perturbação e distracções durante a meditação. Quando esses hábitos são identificados devem ser reduzidos ou evitados.
3. Latências inconscientes da mente (kashayam)
Kashaya são as impressões nascidas do inconsciente. Ao longo da nossa vida e sobretudo nos primeiros anos de vida existem uma série de situações com as quais somos confrontados e para as quais não temos a capacidade ou discernimento para lidar. Essas memórias, pensamentos e experiências não digeridos são acumulados no inconsciente. Durante a meditação quando a mente encontra uma relativa quietude, tudo isso, que não foi expresso nem assimilado, emerge e manifesta-se. Esta emersão de pensamentos pode perturbar a meditação.
É necessário permitir que esses pensamentos passem sem resistência e sem perturbação. Acolhemos esses pensamentos reconhecendo que eles não tinham sido processados até então e portanto agora são expressados. Deixamo-los emergirem fazendo com que dessa forma não se tornem parte da própria personalidade. Para tanto há que manter um alerta, mantendo-se como simples testemunha.
4. Usufruir a quietude e felicidade (rasasvad)
Este é um obstáculo muito sutil. Quando a mente se aquieta e se volta para dentro surge a sensação de paz, serenidade e felicidade. Quando isso acontece naturalmente a experiência é materializada num pensamento do tipo "que bom que é este estado" "que boa que está a meditação hoje" "que felicidade que traz esta meditação". Assim, que este pensamento surge na mente a objectificação da quietude e felicidade aconteceu. Isto dá origem a uma nova leva de pensamentos e impede o reconhecimento dessa felicidade como sendo atma svarupah.
"Acorda a mente quando o sono chega. Quando a mente acordada vagueia, de novo, trá-la de volta. Quando a mente está sob o domínio de alguns desejos não manifestos, conhece-os como sendo do inconsciente. Não se deve perturbar a mente que ganhou tranquilidade depois dos obstáculos terem sido ultrapassados. Não usufruas o deleite, ananda, nesse estado tranquilo. Se desapegado em relação a esse deleito pelo entendimento correcto."
Tradução livre a partir do ensinamento do Swami Dayananda.
MANTRAS ॐ
O significado da palavra mantra é: man (mente) tra (entregue).
Eles tem origem do Vedas, que são livros sagrados indianos. Tais escrituras compões-se de 4 mil escritos, de onde foram extraídos milhares de mantras.
Os indianos acreditam que ouvir e cantar mantras atribuem ao dia-a-dias benefícios como amor, bondade e compaixão.
Repetir os mantras muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma idéia a outra sem controle. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa, e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis, que permitem ampliar a percepção.
Invocação da paz:
Sahanavavatu
Saha nau bhunaktu
Saha viryam
Karavavahai
Tejasvinavadhitamastu ma
Vidvisavahai
Om Shanti Shanti Shanti
Que Ele nos proteja
Que Ele nos faça apreciar (a realidade)
Que nós tenhamos muita energia
Que nosso estudo tenha muita luz
Que nós jamais nos desentendamos
Que haja paz, paz, paz
Mangala Mantra:
Om
Swasti praja bhyah pari pala yantam
Nyá yena márgena mahi mahishaha
Go brahma nebhyaha shubamastu nityam
Loká samastá sukhino bhavantu
Om Shanti Shanti Shanti
Que a prosperidade seja glorificada,
Que os governantes nos governem com justiça,
Que todas as coisas sagradas sejam protegidas,
Que todos os seres, de todos os lugares, sejam
livres e felizes, e que eu possa, com meus pensamentos
e minhas ações contribuir para este objetivo.
que haja paz, paz, paz
Poder de cura generalizada do sol:
Om Arkaya Namaha
Om Hiranyagarbhaya Namaha
Om e saudações Àquele que brilha e alivia as aflições.
Om e saudações Àquele que brilha, cura e tem a cor do ouro.
Asthanga Mantra
Om
Vande Gurunam charanáravinde
Sandarshita svatma sukhava bodhe
Nih sreyase jangalikayamane
Samsara halahala mohasantyai
Abahu purushakaram
Sankhachakrasi dharinam
Sahastra sirasam svetam
Pranamani patanjali
Om
Saúde os pés de lótus do mestre
Que ensina o justo saber e mostra
O caminho para o despertar da alma;
Aquele que está além das comparações
E que, como o médico da selva,
Extrai da consciência o veneno da ignorância.
Inclino-me frente ao sábio patanjali,
Que tem forma humana na parte superior do corpo,
Que segura uma espada, uma concha e um disco,
E que está coroado por uma serpente de mil cabeças.
Namastê. (O divino que habita em mim, sauda o divino que habita em ti).
domingo, 16 de setembro de 2012
Tenda Útero

A Tenda
Útero é um projeto que reúne homens e mulheres com seus sonhos, projetos e
filhos, para uma troca de saberes e prioridades essenciais com profissionais da
área do Cuidando com a Vida, convidando o novo a fazer parte desse rito de passagem
para uma nova e venturosa etapa planetária. “Mudando o nascimento se muda a
vida”.
A concepção
da Tenda Útero foi a partir de um sonho em outubro de 2011 na UNIPAZ DF em
Brasília (www.unipazes.org.br) quando da vinda das 13 avós nativas (www.avozdasavos.com.br) ao Brasil.
A partir daí
desenhei o projeto que nasceu em setembro de 2012 durante o III Festival
Mundial da Paz em São Paulo no Parque do Ibirapuera numa linda tenda geodésica
(HTTP://dmtcenografia.wordpress.com)
Depois de
uma gestação de 11 meses convidei a parteira mexicana e minha mestra na arte de
“parteirar” Naoli Vinaver e a cantora espanhola Rosa Zaragosa, para EnCantar o
nascimento da Tenda Útero, no dia 6 de setembro às 18.30hs, onde vários
profissionais do Cuidado com a Vida estiveram presentes jorrando seus saberes e
celebrando a Vida.
Veja abaixo
os convidados que participaram do nascimento da Tenda Útero:
|
18:00
|
Abertura dia
06/09/12
|
|
|
18:30
|
Cantos e Encantos
na Gestação
|
Naoli Vinaver Parteira
mexicana com mais de 1200 partos domiciliares. Rosa Zaragosa cantora
espanhola com 15 CDs gravados
|
|
22:00
|
Encerramento
|
|
|
|
||
|
07/09/12
|
||
|
|
||
|
09:00
|
Abertura
|
|
|
09:30
|
Terapia Comunitária
para Doula
|
Sandra Lila
Diaz - Psicóloga analista Bioenergética. Trabalha Terapia comunitária e
vínculo do casal na gestação e a avó
Alcinda
|
|
10:45
|
Integração com a Carrinhada
de Bebês
|
Janete Áurea Duprat
- Diretora da UNIPAZ Paraná, Terapeuta
Ayurveda, Doula, Yogaterapeuta,
aprendiz de parteira,Idealizadora da Tenda Útero
|
|
14:30
|
Vínculo e empatia
do Casal na Gestação
|
Sandra Lila Diaz –
Psicóloga analista Bioenergética. Trabalha Terapia comunitária e vínculo do
casal na gestação
|
|
16:15
|
Parto Natural: Do
Medo ao Prazer
|
Claudia Andrade
Xavier - Assistência
Humanizada à Gestação e ao Parto e colunista do portal "Uma mãe das
Arábias”
|
|
17:00
|
Conexão com a Chama
da Paz
|
|
|
17:30
|
Terapia Integração
Craniossacral® no cuidado de gestantes e no pós parto
|
Aziza Noguchi -
Diretora fundadora do instituto da quietude dinamica e circulo exclusivo da
terapia cranio sacral
|
|
|
||
|
08/09/12
|
||
|
|
||
|
09:00
|
Abertura
|
|
|
09:30
|
O direito à paz no
nascimento: o primeiro dos nossos direitos
|
Ana Cris
Duarte (GAMA - Grupo de Apoio a Maternidade Ativa) obstetriz e parteira domiciliar, educadora perinatal,
autora e ativista da humanização do nascimento.
|
|
12:30
|
Intervalo
|
|
|
14:30
|
Roda de Conversa
com pais e filhos
|
Roberta Crelier –
Museóloga, pesquisadora da arte de parir e do oficio de parteiragem,
escritora e aprendiz de parteira
Janete Aurea Duprat
- Diretora da UNIPAZ Paraná, Terapeuta
Ayurveda, Doula, Yogaterapeuta,
aprendiz de parteira,Idealizadora da Tenda Útero
|
|
17:00
|
Conexão com a Chama
da Paz
|
|
|
17:30
|
Parto Humanizado e
a relação mãe bebê
|
Dr.Carlos Eduardo Correia – Pediatra, especializado em
neonatologia, trabalha com a importância de se estabelecer
uma relação de prazeres da mãe com seu bebê.
|
|
|
||
|
09/09/12
|
||
|
|
||
|
09:00
|
Abertura
|
|
|
09:30
|
Ayurveda e o yoga
na gestação parto e pós parto
|
Janete Áurea Duprat
-Diretora da UNIPAZ Paraná - Terapeuta Ayurveda, Doula, Yogaterapeuta,
aprendiz de parteira, Idealizadora da Tenda Útero
|
|
11:30
|
A importância da
música na gestação e no pós-parto
|
Isadora Canto -
Musicista , canta para pais e filhos
|
|
13:00
|
Encerramento no
Palco Central - Espaço Sol - Arena de Eventos
|
|
sábado, 15 de setembro de 2012
Dica da noite
Há 37 marmas (pontos vitais do corpo) localizados na cabeça e no pescoço que são trabalhados nas massagens ayurvédicas específicas para a cabeça, como é o caso do shiroabhyanga ou a indian head massage, conhecida também como champi, popular na Índia. A massagem da cabeça com a aplicação de óleos nutrientes na região ajuda a acalmar e a fortalecer o cérebro e o sistema nervoso.
Dica de receita: óleo de gergelim.
Água é vida
Dica da manhã: v
A
água morna limpa as toxinas (ama), e bebê-la
logo pela manhã, ajuda no processo da digestão, ajudando o jataragni (fogo
digestivo) a digerir melhor, realizando assim uma melhor absorção e melhor
construção dos dejetos (malas)
que deverão ser eliminados. É aconselhado misturar algum ingrediente específico
a sua tipologia ayurvédica para melhorar algo que esteja em desarmonia ou
manter a harmonia.
Dica de receita: água morna +
pitadas de limão.
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
III FESTIVAL MUNDIAL DA PAZ
O III Festival Mundial da Paz aconteceu do dia 06 ao dia 09 de Setembro, no Parque do Ibirapuera * em São Paulo, a Terra dos mil povos. Várias tendas foram montadas em diferentes espaços pelo parque durante esses dias.
* Segundo Kaká Werá, escritor, ambientalista, conferencionista e professor da Unipaz, IBIRAPUERA vem da palavra IVIRAPUERA que significa ALDEIA DAS ÁRVORES ANCESTRAIS.
* Segundo Kaká Werá, escritor, ambientalista, conferencionista e professor da Unipaz, IBIRAPUERA vem da palavra IVIRAPUERA que significa ALDEIA DAS ÁRVORES ANCESTRAIS.
O FMP é organizado pela rede UNIPAZ e é o maior evento de cultura de paz que a raça humana propicia no momento atual. Janete Duprat esteve à frente da Tenda Útero, montada no ESPAÇO CUIDADO, aonde aconteceram palestras, rodas de conversas, carrinhada de bebês e outras atividades. Naoli Vinaver, Parteira mexicana com mais de 2000 partos domiciliares, participou de algumas atividades e palestras.
Assinar:
Postagens (Atom)




