sábado, 1 de dezembro de 2012

Prece de Gandhi


"Se eu pudesse deixar algum presente a vocês,
deixaria acesso ao sentimento
de amar a vida dos seres humanos.

A consciência de aprender tudo
o que já foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.

A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria a vocês, se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável:
além do pão, o trabalho,
além do trabalho, a ação.

E quando tudo o mais faltasse, um segredo:
o de buscar em si mesmo a resposta e a força
para encontrar a saída."

Mahatma Gandhi 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Yoga na gestação


Os benefícios da prática de Yoga durante a gestação, para a mamãe e para o bebê são muitos. Os ásanas (posturas físicas), geralmente adaptados, mantém a coluna da gestante livre de dores e com boa postura, fundamental não somente para o corpo físico, mas também para o corpo energético. É pela coluna vertebral que circula a energia kundalini.  
O yoga permite uma melhor relação da grávida com o novo eixo do corpo; além de manter a mamãe e o bebê melhor oxigenados.
A prática regulariza a produção de hormônios, deixando a gestante em equilíbrio mental e emocional. Os pranayamas (exercícios respiratórios) trazem uma nova consciência respiratória, permitindo um parto mais tranquilo.Quando a gestante realiza os pranayamas, oxigena melhor todo seu corpo e seu bebê,  abastecendo ambos de muita energia vital.

 Ao respirar corretamente e com qualidade,  terá autocontrole de suas emoções, o que será extremamente útil no momento de dar à Luz.

Namastê! 



domingo, 18 de novembro de 2012

A consciência na maternidade

Este emocionante filme revela práticas ligadas ao modo de viver a maternidade consciente, o parto ativo e o que estes representam na formação de seres humanos mais conscientes.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Alimentação segundo o Ayurveda


Estamos na primavera, com "ares" de verão, dessa forma atenção a alimentação nos leva a um maior equilíbrio corporal e mental. Agradecer os alimentos à mesa, mastigar adequadamente e sem pressa, sem TV, sem assuntos pesados, e se possível com mais silêncio, ajuda a força digestiva a ser ativada.



A tradição ayurvédica diz que só é possível construir tecidos saudáveis a partir de alimentos saudáveis. No Ayurveda se diz que  somos o que conseguimos digerir, já que nem tudo o que comemos consegue ser metabolizado de maneira adequada para ser posteriormente incorporado às nossas células corporais.


A qualidade digestiva, ou seja, o força do Agni (fogo digestivo) reflete a saúde de uma pessoa, segundo o Ayurveda. Sermos seletivos, e atentos ao que comemos, como, quanto e porque comemos proporciona a disciplina necessária para um bom Agni.

A Medicina Ayurvédica recomenda uma dieta individualizada de acordo com a constituição básica de cada ser humano. Fazer um jejum uma vez por semana, com um tipo de alimento ou bebida, ou somente a água purifica o corpo, oferece descanso aos órgãos digestivos, restaura o paladar e ajuda a controlar o vício por determinados alimentos.

"O elemento Água é a base para a experiência sensorial do paladar; a língua precisa estar molhada para sentir o sabor de uma substância." Diz Dr. Vasant Lad

Na alimentação Ayurveda existem seis sabores: doce, ácido, amargo, salgado, picante e adstringente. O sabor doce contém os elementos Terra e Água; o ácido, Terra e Fogo; o salgado, Água e Fogo. O sabor picante contém Fogo e Ar; a amargo, Ar e Éter e o adstringente, Ar e Terra.
Doce, ácido e salgado são sabores que diminuem Vata e aumentam Kapha.
Picante, amargo e adstringente diminuem Kapha e aumentam Vata.
Ácido, salgado e picante aumentam Pitta.
Doce, amargo e adstringente diminuem Pitta.

Cada gosto ou sabor afeta o corpo e a mente de formas diferentes. Cada um deles tem seus benefícios e até malefícios, se utilizados em excesso. O sabor doce, por exemplo, é muito nutritivo, constrói os tecidos, aumenta a força, mas quando em excesso leva ao ganho excessivo de peso, à preguiça mental, ao diabetes e outras complicações.

Na visão do Ayurveda devemos aprender quais sabores são bons pra nós, assim poderemos comer alimentos que estejam em harmonia com nossa constituição e o corpo responderá com saúde. Importante é saber identificar, de acordo com nossa natureza básica, que tipo de alimento devemos comer e quais devemos evitar, para manter o equilíbrio em nossa saúde.

Basicamente, o Ayurveda é uma medicina preventiva, embora seja também curativa. O Ayurveda ensina, através de sua sabedoria simples, como aperfeiçoar nossa natureza original, sendo possível para qualquer pessoa adquirir o conhecimento prático para se manter saudável.



Boa semana e bom apetite
Janete

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Massagem Ayurveda




Abhyanga significa massagem diária com óleo; trata-se de uma prática utilizada desde a antiguidade. Segundo a tradição  Ayurveda, a massagem é a melhor amiga do homem pois nutre os tecidos, equilibra os doshas, é rejuvenescedora, aumenta a força e a virilidade e diminui o stress e a tensão. Tal prática é recomendada diariamente, sendo comparada com a importância de comer dormir.


Segundo o Ayurveda, as dores são causadas por acúmulos de energia que acabam por obstruir o fluxo energético do corpo. Quando se faz a massagem, o calor gerado faz o este fluxo mover-se, aliviando a tensão e diminuindo a dor. A pessoa respira melhor, mais profundamente; além de sentir-se relaxada, dormir melhor e comer melhor. Em geral, torna-se uma pessoa mais satisfeita com a vida.
O tipo de óleo a ser utilizado varia de acordo com a constituição do indivíduo.  Os óleos minerais não são aconselhados para massagem; os melhores são os vegetais, prensados a frio porque nutrem a pele e previnem o envelhecimento.
De um modo geral, para pacientes tipo Pitta os óleos indicados são de côco ou girassol; para os tipo Vata o melhor é o de gergelim e para os Kapha os óleos de mostarda, amêndoa ou milho são os mais adequados.


Uma vez identificado seu tipo constitucional, o óleo indicado deve ser aquecido e  colocado-o num recipiente transparente que, por sua vez, é colocado dentro de um outro contendo água bem quente. Deve-se deixar o óleo aí até que ele atinja a temperatura da pele. Esse processo é bem rápido, durando cerca de 1 ou 2 minutos.

 Uma auto-massagem pode ser feita no corpo todo em apenas 10 minutos, com a orienrtação de um massoterapeuta ayurvédico. Começando com uma massagem no couro cabeludo até chegar aos pés.

Como hoje temos uma vida muito atribulada, em geral dispomos de pouco tempo neste período do dia. Seria bom fazer uma massagem vigorosa na planta dos pés durante 1 a 2 minutos, esperando um certo tempo para que o óleo penetre na pele. Depois é só tomar banho normalmente, com sabonete neutro. O Ayurveda recomenda que, além da massagem nos pés, seja feita massagem no couro cabeludo com movimentos circulares curtos, estendendo a massagem para a testa, para trás das orelhas, para a nuca e pescoço. Depois desta etapa, pode-se lavar o cabelo com xampu.


Esta massagem terapêutica feita no corpo inteiro com óleos medicinais a base de plantas, específicos para cada paciente, nutre e revitaliza os tecidos de corpo e permite remover as toxinas das células. Abhyanga tem efeitos muito mais profundos e duradouros do que a massagem usual que usa óleos minerais ou loções. Esta técnica alcança efeitos curativos profundos, harmonizando naturalmente Corpo-Mente-Espírito. Esta massagem é executada pelo massoterapeuta durante uma hora e é um dos tratamentos rejuvenescedores do Ayurveda, mas pode ser feita em casa de modo mais simplificado.
Alguns dos principais benefícios:
 
                     * Aumenta a força dos tecidos
                      *Melhora a circulação de sangue  
                      *Rejuvenesce o corpo inteiro  
                      *Diminui a celulite 
                      *Embeleza a pele 
                      *Retarda o envelhecimento
                      *Induz o sono restaurador 
                      *Promove a vitalidade 
                      *Equilibra os doshas
                      *Reduz a tensão 
                      *Remove as toxinas do organismo