quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Verão Ayurveda

Verão no Ayurveda
sun
Nas escrituras sagradas que correspondem a milenar tradição médica ayurveda, o ano é dividido em seis estações chamado de RutoCharya.
Grisma é o nome em sanskrito que é dado ao Verão.
No Verão é onde o elemento fogo predomina, aumentando a sudorese e produzindo ondas de calor por todo o corpo, a alimentação e os hábitos de vida durante esta estação são predominantes para manter um equilíbrio do corpo, mente e estado energético.
Os hábitos devem ser bem observados durante o verão, a prática do Yoga deve ser realizada com maior ênfase nas posturas calmantes e pranayamas que tragam frescor ao corpo, receber o abhyanga (massagem) com óleos de coco e girassol para manter a harmonia é muito benéfico e a utilização de banhos mais frios com águas de rosas ajuda e muito nesta época.
A utilização de cores frias nas roupas como branco, azul, e o verde, carregar consigo pedras frias como pedras azuis, crital de quartzo e esmeralda ajuda na pacificação e moderação do fogo no organismo.
Evite nesta época do ano alimentos picantes, gordurosos, muito quentes como as carnes, e bebidas alcoólicas a ingestação destas substancias é um grande risco de desarmonia dos doshas, produzindo alguns excessos tais como: azia, calor, suor excessivo, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva.
Chás de hortelã, capim-limão, pétalas de hibisco ou rosa, alimentos refrescantes e beber muita água é o Ideal para o Verão.
No Verão é aconselhado sempre tentar manter um estado de harmonia e de calmaria durante os dias que segue a estação.
Desfrutem
Shanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário