segunda-feira, 13 de maio de 2013

Consciência respiratória





Muitas vezes respiramos de forma automática, sem nos darmos conta da respiração. Algumas pessoas, tem até mesmo a sensação de que "esqueceram de respirar". 
Ao mesmo tempo em que a respiração reflete o que acontece de forma involuntária, podemos influencia-la tornando-a voluntária. 
A nível físico, a respiração elimina resíduos, massageia os órgãos abdominais e o coração, regula os níveis de gás carbônico no sangue, assim como os níveis de oxigênio. A nível energético, manda maior quantidade de práná (energia vital) para as células, equilibra os chakras (centros energéticos), e ajuda a eliminar bloqueios dos nadis (sutis canais energéticos do corpo). A nível psico-emocional,  gera maior clareza, promove tranquilidade, diminui a ansiedade, melhora a concentração e a memória.   
A respiração Yogui deve acontecer de forma nasal, suave, profunda, e consciente. 
Comece sentado em uma posição confortável ou mesmo deitado e observe a sua respiração, e como ela acontece de forma natural. Depois de alguns ciclos respiratórios, inicie um ritmo a sua respiração, para que ela se torne mais profunda, controlada e consciente. Você pode levar a mão esquerda no abdomen e a direita na altura do peito; conte quantos segundos você demora para inspirar de forma a encher totalmente seus pulmões de ar, segure o ar nos pulmões pelo mesmo tempo da inspiração (a retenção de ar nos pulmões faz com que a energia vital seja assimilada e absorvida), e expire contando o mesmo tempo da inspiração. Repita o exercício por alguns ciclos e observe como se sente. 
Boa prática!
Namastê!




Nenhum comentário:

Postar um comentário