domingo, 8 de setembro de 2013

O aniversário de Ganesha

O aniversário do deus hindu Ganesha é celebrado com o grande festival chamado Ganesha Chaturthi, também conhecido como 'Vinayak Chaturthi' ou 'Vinayaka Chavithi', ao redor de todo o mundo.

O festival acontece no mês de Bhadra (meados de agosto a meados de setembro), durante a lua crescente, e é o mais grandioso e mais elaborado de todos, especialmente no estado ocidental da Índia de Maharashtra, onde dura dez dias.

Estátuas de Ganesha são feitas e colocadas em plataformas elevadas ou decoradas e deixadas ao ar livre. Durante a adoração se invoca vida ao deus enquanto se entoa mantras.

Após dez dias, as estátuas são levadas às ruas em procissão acompanhadas com danças, resos e cantos, para serem imersas no rio, simbolizando um adeus ao Senhor para sua viagem de volta a sua morada em Kailash, levando com ele o azar de todo homem.

Oferendas de frutas ou doces são feitas junto a orações para que Ele possa remover todos os obstáculos do caminho espiritual.

Este é um dia auspicioso para se fazer resoluções espirituais e orar ao Senhor Ganesha por força espiritual interior e pela remoção de todos os obstáculos, sejam eles físicos, mentais, emocionais, ou espirituais que se mostrem no nosso caminho.

Om Gam Ganapateye Namaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário