terça-feira, 4 de março de 2014

Shantala: massagem para seu bebê


A Shantala foi trazida da Índia pelo obstetra francês Frederick Leboyer. O nome da técnica, Shantala, foi homenagem a uma mãe, que observada pelo obstetra, massageava seu filho com extrema lentidão em uma seqüência rítmica e ordenada.

A Shantala é uma técnica de massagem em bebês, composta de vinte e um movimentos, realizados no corpo nu do bebê, que fica sobre o colo da mãe. Além dos benefícios físicos que uma massagem proporciona, a Shantala ainda pode propiciar momentos de paz, amor e ternura, promovendo também o equilíbrio energético entre o bebê e o universo.

A massagem Shantala é excelente para os sistemas circulatório e linfático da criança, pois ativa a circulação sanguínea local, dilatando os vasos periféricos, promovendo um melhor aporte sanguíneo e o retorno venoso do sangue das veias para o coração. Fortalece o sistema imunológico da criança aumentando o número de plaquetas, de hemoglobinas e das células vermelhas e brancas.



Enquanto toque terapêutico, proporciona a estimulação cutânea e o desenvolvimento psicomotor da criança. O toque estimula a pele, que, por sua vez, produz enzimas necessárias à síntese protéica. Ocorre também a produção de substâncias que ativam a diferenciação de linfócitos T, responsáveis pela imunidade celular. Ainda em termos biológicos, diminui os níveis das catecolaminas (epinefrina, norepinefrina e cortisol) e ativa a produção de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de alegria e de bem estar.

Uma das principais finalidades dessa técnica é a de trabalhar a relação mãe/bebê, levando ao recém-nascido tranqüilidade, segurança e auto-estima. Também auxilia na eliminação de gases, cólicas, prisão de ventre, tranquiliza o sono e por tudo isto, é altamente preventiva.

A técnica é muito fácil de aprender, qualquer pessoa comum com vontade e um pouco de habilidade na aplicação de massagens pode aplicá-la em qualquer criança, sem precisar de uso de medicamentos ou de instrumentos especiais, utilizando tão somente as duas mãos e uma disposição profunda de se doar. Sua aplicação não produz efeitos dolorosos, conduzindo sempre a criança a uma sensação de bem-estar e de relaxamento.

Lembre-se, mamãe: não fique presa a técnica somente, deslize suas mãos com amor e presença no corpinho de seu bebê e deixe impregnado em suas células esse toque amoroso.




Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário