quarta-feira, 17 de junho de 2015

Lua Pessoal - Entender-se como mulher

LUA PESSOAL
Os primeiros 7 dias do ciclo menstrual, que correspondem ao sangramento, representam nossa Lua Nova Pessoal, momento em que o endométrio (tecido uterino que se formou no ciclo hormonal anterior para receber um possível embrião), não ocorrida a gravidez, esse tecido se degenera, perde sua função e se desprende das paredes uterinas, provocando o sangramento. Isso representa uma renovação de nosso ciclo, o óvulo inicia seu processo de crescimento, os hormônios da mulher ficam em suas doses mais baixas de todo o ciclo.
A Lua Crescente Pessoal, inicia nos próximos 7 dias. Vemos um crescimento das taxas de estrógeno e um aumento mais considerável do óvulo. 

Nossa Lua Cheia Pessoal chega com a maturação do óvulo, a ovulação, onde ele é liberado do ovário e desce para as trompas até chegar ao útero. É o conhecido período fértil, onde é possível ocorrer uma gravidez. Nesse período, temos um aumento considerável de hormônios, como o pico de liberação de estrógeno, e dos hormônios folículo estimulante e luteinizante, que são responsáveis pela liberação do óvulo. Observando nosso corpo, podemos perceber que esses hormônios podem fazer muito mais do que isso, afetam a temperatura corporal que sobe em torno de 1ºC, nosso estado de ânimo, humor, nossa pele, e especialmente nossa libido. São dias de uma profunda revolução e ebulição.
A Lua Minguante Pessoal, corresponde ao período onde ocorre uma caída das taxas de estrógeno e os picos de progesterona, formação do corpo lúteo no ovário e aumento do endométrio no útero. Esse período, de grande transformação dos padrões hormonais, hoje em dia se caracteriza pela síndrome pré menstrual ou TPM. Os sintomas físicos são visíveis, afetando várias partes de nosso corpo e nossas emoções.
Compreender que temos uma Lua Interna, que faz parte da natureza do feminino, é compreender a mudança cíclica, presente em toda mulher. É compreender que somos seres integrais, holísticos e que nossos hormônios afetam muito mais que nossos  óvulos, afetam nosso ser inteiro, essencial.
Re-conectar com a consciência de nossa Lua Pessoal, trabalhando aspectos físicos, emocionais, psíquicos e espirituais em harmonia com nosso ciclo, pode nos ajudar, como  mulher, a entender e aceitar nossas fases e sintomas físicos, mentais, psicológicos, emocionais, e energéticos.  
Estamos desconectadas do mundo natural, esquecemos de contemplar a beleza daantiga mestra do Céu. Precisamos reaprender a olhar “dentro”, nossa Lua Pessoal, e olhar fora, a Lua Cósmica, integrando e re-descobrindo a deusa em nós.
É importante reconhecer essas influências, buscar contemplar essas luas, observar o corpo, tocá-lo, sentir inteiramente como reage em cada momento, estando atenta a pequenas mudanças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário