terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dica da semana!

Olá pessoal,
Esta semana vou falar um pouco sobre nutrição na visão do Ayurveda.
A saúde é uma conquista diária. Em Ayurveda, trabalhamos especialmente a prevenção das doenças, que nada mais são do que o acúmulo de toxinas no organismo
A nutrição é um dos pilares básicos da Ayurveda, pois através dos alimentos que ingerimos podemos agravar ou pacificar um dosha, ou até mesmo causar doenças, pois para Ayurveda o alimento mal digerido se transforma em toxina (Ama) e através destas toxinas instaladas no organismo se iniciam todos os processos de doença
É importante ressaltar que o médico ou o terapeuta ayurvédico tem uma série de recursos bem definidos para o diagnóstico tipológico e dos desequilíbrios, onde as características dos doshas servem somente como uma generalização simplificada. E vou explicar os doshas de forma bem simples 
A combinação dos cinco elementos básicos da natureza (terra, água, fogo, ar e eter ou akasha).  forma três organizações do corpo ou tipologias, que são:
· Vata - éter mais ar – leveza, estrutura esguia, rapidez nas atividades, fome e digestão irregulares, sono leve e interrompido, entusiasmo, vivacidade, imaginação; excitabilidade, mudança de humor, tendência à preocupação, energia física e mental em explosões repentinas.
· Pitta - fogo mais água – constituição mediana, temperamento empreendedor, gosto por desafios; inteligência aguçada, muita fome, sede e boa digestão; tendência à raiva e irritabilidade sob tensão; aversão ao sol e ao calor; caloroso e ardente nas emoções, quando equilibrado.
· Kapha - água mais terra – constituição forte e sólida; energia constante, gestos vagarosos e graciosos; personalidade calma e tranqüila; tendência à obesidade; afeição, tolerância e generosidade; tendência à possessividade e complacência; buscar consolo emocional nos alimentos.
Todo temperamento psicossomático ou constituição é determinado por estes três doshas no momento da fecundação. Quando o embrião é formado, sua constituição está determinada, tal como o código genético e determina essas características até a morte física. Existem sete constituições básicas de acordo com a Ayurveda
Quando se faz um programa de tratamento ele inclui com certeza uma dieta (ahara)  
Os alimentos também possuem proporções das energias de vata, pitta e kapha. O princípio da alimentação é propiciar aqueles alimentos que reduzam o dosha em excesso e incrementem o dosha em deficiência. Uma boa dieta é a combinação correta dos alimentos que suprem os elementos vitais para o bem estar; os gêneros alimentícios são combinados em proporções para cumprir adequadamente as funções da estrutura corporal, promover a vitalidade geral e a nutrição da mente. A boa nutrição depende da capacidade de digestão e utilização apropriada dos alimentos.
Ao entrar em nosso organismo, por meio da boca, os alimentos, são decodificados pelo nosso sistema nervoso, primeiramente pela impressão do sabor produzido, levando a reações de produção de enzimas digestivas, hormônios e outras substâncias, baseado nessa percepção. Os sabores revelam um intricado e dinâmico potencial terapêutico das energias contidas nas substâncias em termos de efetivamente intensificar, reduzir ou equilibrar os Doshas.
Na próxima semana vou falr um pouco sobre os sabores e dar algumas receitas
Uma linda semana
Janete

Nenhum comentário:

Postar um comentário