terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dica da Semana!

Olá Pessoal,
Esta semana continuarei falando sobre os doshas e a alimentação. Trouxe duas receitas, um massala para os três doshas e uma samosa deliciosa que comi num restaurante paulistano.
Espero que vocês gostem
Até a próxima semana
Um abraço
Janete   
Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual da pessoa, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ela possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento. Para o Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um "bom agni" é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. Costuma-se ouvir muito que "você é o que você come", mas podemos concluir, que a medicina indiana vai além: "você é o que você consegue digerir".
"Basicamente, o Ayurveda é uma medicina preventiva, embora seja também curativa. O Ayurveda ensina, através de sua sabedoria simples, como aperfeiçoar nossa natureza original, sendo possível para qualquer pessoa adquirir o conhecimento prático para se manter saudável".
Manter o equilíbrio entre todos os elementos, entre todos os doshas, é o objetivo da Medicina Ayurvédica. Este equilíbrio é mantido por meio de uma dieta específica para cada dosha, técnicas de massagem, o uso de plantas medicinais, yoga terapia e exercícios físicos.A integração do indíviduo com o mundo externo, também é outra característica da Ayurveda. Como as estações do ano afetam cada pessoa, o ambiente de trabalho, os sentimentos e os pensamentos
Foi por este motivo que escolhi esta semana trazer a vocês as receitas de Massala para cada dosha.
MASSALAS
Massala é a mistura de várias especiarias. Caracterizam a culinária indiana agregando cor, sabor e aroma aos alimentos. 
Para a Medicina Ayurvédica, os alimentos são uma forma de tratamento e podem prevenir vários desequilíbrios. As especiarias e ervas facilitam os diferentes processos digestivos, potencializam a absorção de nutrientes e auxiliam o corpo na remoção de toxinas.
As massalas também acrescentam aos alimentos as propriedades medicinais encontradas em cada uma das especiarias.  

VATA MASSALA
Ajuda a manter o fogo digestivo ativo. Carminativa, nutritiva, quente e levemente picante. Proporciona confiança interior e plenitude.
Ingredientes:
mostarda preta, canela, funcho, pimenta jamaicana, sal marinho, cominho, gengibre e cravo.
PITTA MASSALA
Refrescante e aromática, auxilia a manter o equilíbrio do ph sanguíneo e harmoniza as emoções. 
Ingredientes:
cominho, coentro, erva doce, cúrcuma, feno grego, gengibre e cardamomo.
KAPHA MASSALA
Estimulante, quente e picante. Auxilia a eliminação de toxinas, fortalece o sistema imunológico e mantém ativo o fogo digestivo.
Ingredientes:
mostarda amarela, gengibre, canela, páprica, cominho, cúrcuma, cravo, cardamomo e pimentas chilli, calabreza e cayena.
As massalas são ótimas para as pessoas que alimentam-se fora de casa!
Podem ser agregadas aos alimentos equilibrando-os de acordo com cada biotipo. 

Samosas Integrais

Ingredientes
Massa
400 gr farinha branca
100 gr farelo de trigo tostado fino
1/2 colh chá sal
1/2 xic óleo de girassol
água

Recheio
1/2 colh chá cominho em graõs
1/2 colh chá açafrão em pó
1/2 colh chá ervas finas
4 batatas médias
1 colh chá sal
150 grs ervilhas cozidas
Preparo
Para fazer a massa você irá precisar de um rolo de abrir massa, na sua mesa ou numa parte da pia coloque a bacia com os ingredientes secos e depois adicione o óleo e misture bem, acrescente a água aos poucos até que a massa fique homogênia e desgrude das mãos. Sove por alguns minutos e deixe descansar com um pano úmido em cima enquanto você prepara o recheio.
Descasque as batatas e corte em cubinhos, cozinhe até que fiquem macias. Frite os temperos no óleo de azeite e adicione as ervilhas, por fim as batatas, misture bem e deixe esfriar. Eu prefiro colocar o sal na água das batatas ao cozinhar, mas você pode fazer como preferir.
Abra a massa em discos e coloque o recheio no meio, eu faço umas trancinhas, mas caso seja difícil pode fechar com água nas bordas e um garfo.
Você pode assar ou fritar as samosas, desta vez eu assei, pois a idéia é que seja um alimento mais saudável, caso prefira fritar, use o óleo de girassol.
Que vocês tenham uma linda semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário