sábado, 1 de outubro de 2011

Dica da semana

Olá pessoal
Vibro para que vocês tenham celebrado este início de estação, com muito mantra, contemplação, dança, flores e velas.  
Esta semana vou falar um pouco sobre duas técnicas de purificação: Shirodhara e Abhyanga
O Shirodhara que é um tratamento para o Stress e para acalmar a mente, consiste em verter um fio de óleo medicado, à temperatura ambiente, sobre a testa e a cabeça. Tem efeito tranqüilizante sobre o sistema nervoso, e é extremamente relaxante. Induz a um descanso profundo e com o tempo, a eliminação de dores de cabeça, insônia, falta de memória, labirintite entre outros.
A massagem Abhyanga  é  uma técnica na medicina ayurvédica que visa prevenir doenças e estabelecer o equilíbrio energético através de massagear o corpo com óleos medicinados, essa prática estimula a circulação sangüínea e linfática, proporcionando alto nível de relaxamento, oxigenação, nutrição celular. e vitalização corporal. As indicações:  a Abhyanga mostra-se ideal para uma série de disfunções: contrações musculares, luxações, debilidade nervosa, distúrbios circulatórios (vasculares), respiratórios, digestivos e intestinais, fadiga, reumatismo, nevralgia, artrite, entre outras. A revitalização proporcionada por essa técnica pode ser sentida nos níveis físico, mental e emocional.
O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem com óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), com recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
Segundo a sabedoria indiana, nós somos parte da natureza e com ela interagimos a todo momento. Nosso corpo responde de modo individual às variações de temperaturas e aos diversos estimulos do ambiente. Portanto pessoas queridas, que tal massagear partes do seu corpo, como pés, pernas e braços,  com um bom óleo, que por hora pode ser o de gergelim ou cártamo, esquentando um pouco mais o tempo,  vamos mudar para o óleo de côco e quem sabe, quando quiser dar um lindo presente para você mesmo, visitar um terapeuta ayurvêda e receber um shirodhara e uma massagem completa: o Shirodhara
Uma linda semana para vocês.
Shanti
Janete

Nenhum comentário:

Postar um comentário