terça-feira, 13 de agosto de 2013

A importância da boa alimentação


Temos a tendência de viver a vida no piloto automático. Ingerimos grande parte da nossa dieta pela força do habito, cuja raiz está firmada na mente - relacionada com as memórias armazenadas ao longo da vida, com a maneira que aprendemos a reagir às percepções e ao meio em que vivemos. 

O que somos é resultado da síntese dos alimentos físicos e energéticos que ingerimos. Eles fornecem para o organismo o material necessário para o processo metabólico que nutre a vida. São os melhores medicamentos. Quando adequados para o nosso corpo e devidamente digeridos, contribuem para nos tornar saudáveis. Nossa saúde, peso ideal, estabilidade emocional, acuidade mental e bem estar geral dependem do que ingerimos e digerimos. 

Para o ayurveda cada alimento apresenta um ou mais sabores que estão relacionados com sensações e sentimentos. São reconhecidos seis sabores: 

a) doce: sabor nutritivo, tônico, rejuvenescedor. Harmoniza a mente e está relacionado ao sentimento de contentamento. Em excesso causa apego (ex: leite, frutas doces, arroz)

b) ácido: estimulante, digestivo, aumenta o apetite; ativa o metabolismo e funções cerebrais. Em excesso causa raiva, impaciência e inveja.  (ex: iogurte, vinagre)

c) salgado: digestivo, aumenta o apetite; diminui a ansiedade. Em excesso causa letargia, cobiça, raiva. (ex: sal, algas)

d) picante: estimulante, expectorante, aumenta a circulação e limpa os canais energéticos. Em excesso causa raiva e impaciência. (ex: pimentas, gengibre)

e) amargo: desintoxicante, limpa o sangue; purifica a mente e as emoções. Em excesso causa ansiedade, medo e insonia. (ex: hortaliças, chá verde)

f) adstringente: anti inflamatório, seca secreções excessivas e sangramentos; esfria a mente. Em excesso causa ansiedade, preocupação, medo e insonia. (ex: grãos, alface, aspargos)

Uma dieta equilibrada deve ser variada, com a presença de todos os sabores em equilíbrio. 

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário