sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SURYANAMASKARA - SAUDAÇÃO AO SOL

"Entre os hindus, a "saudação ao sol (surya é o sol)" é uma reverência ao astro-rei que nasce. Série de exótica beleza plástica, constitui preparo para os demais ásanas, em virtude de movimentar as várias seções da coluna, as pernas, os braços e os músculos abdominais. (...) A saudação ao sol é a melhor coisa a fazer para bem iniciar um dia feliz; deve-se iniciar com duas repetições, acrescentando uma sempre que vir que pode fazê-lo. O máximo de repetições é dez". 

Trecho retirado do livro "Autoperfeição com Hatha Yoga" do Professor Hermógenes. 

Breve descrição de como fazer a série:



a) Dé pé, olhos fechados, voltado de preferencia para o nascente, pés unidos, junte as mãos à altura do peito, como em oração. Limpe os pulmões, exalando todo o ar e retraindo o abdômen.

b) À medida que lentamente inspira, eleve os braços acima e atrás da cabeça.

c) Enquanto expira, abaixe o tronco, braços alongados, com a cabeça entre eles, até atingir os solos com as palmas das mãos, as quais devem chegar ao ponto mais próximo dos pés. 

d) Toque as mãos no chão e inspirando leve para trás uma das pernas e depois a outra, apoiado sobre as palmas das mãos e sobre as pontas dos pés, formando uma prancha com o corpo. 

e) Expirando, flexione os braços e toque o solo com a fronte, o peito, os joelhos e as pontas dos pés, tendo as nádegas levantadas. 

g) Inspirando, abaixe o abdômen e as pernas, apoiando-as sobre o solo, enquanto os braços se esticam, mantendo o tronco quase na vertical.  

h) Expirando, sem deslocar os pés e as mãos, eleve o quadril e as nádegas, ficando a cabeça entre os braços em adomuka (postura do cachorro olhando pra baixo). 

i) Inspirando, traga uma perna a frente, e depois a outra, voltando a posição em pé, fazendo nova inspiração lenta e profunda, conduzindo as mãos para o alto, terminando na expiração, levando as mãos unidas em frente ao peito.

Boa prática!

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário