quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dica da Semana!

Olá amigos,
Namastê
Tenho certeza que vocês já ouviram esta frase “ Que seu alimento seja o seu remédio”, Pois é, no Ayurveda, você pode usar a sua cozinha para criar saúde e vitalidade para você e sua família. A seguir algumas substâncias naturais comumente disponíveis e que poderão servir como “remédio”:
A Raiz de cálamo como pó pode ser aspirada pelas narinas para aliviar sinusites, provocando espirros que limparão o trato respiratório. No Ayurveda o cálamo é anticonvulsivo.
Uma dica legal é usar uma pitada da raiz de cálamo pela manhã e a noite, com a metade de uma colher de chá de mel para melhorar a memória.
O cardamomo é levemente adstringente, doce e um pouco picante. Acende o fogo digestivo, refresca a mente e estimula o coração.
A canela é desintoxicante, cria uma sensação de frescor, fortalece e energiza os tecidos. A canela inflama agni promove a digestão. Se ingerida em excesso causará problemas em pitta.
Cravo da Índia ameniza tosse e congestão e para que Pitta não seja agravada - uma vez que o cravo da índia é quente - recomenda-se que ao mastigar um cravo para aliviar a tosse use uma pedrinha de açúcar...mascavo lógico.
Coentro é aromática estimulante e ajuda a digestão. Tem propriedades refrescantes e é um excelente diurético. O suco do coentro fresco e de preferência orgânico, tem propriedades anti pitta.
Já o cominho é levemente amarga e picante ajuda na secreção dos sucos digestivos é eficazmente usado nas desordem intestinais como diarréia. Para distúrbios Pitta e Kapha
Afora as contra-indicações o alho é muito eficaz para desordem vata. É anti-reumático e excelente para sinusites e além disso ,acende agni.
Gengibre é um estimulante e antiflatulento é aromático e picante. É o melhor remédio para problemas kapha. O chá feito com o gengibre fresco é bom para pessoas vata e Pitta. Ele alivia a inflamação da garganta etc...etc...bem.. o gengibre é recomendado no ayurveda para muitos problemas e para prazeres também, como o banho de imersão com gengibre que tem efeito refrescante e relaxante.
Disfrutem e até a próxima semana
Um abraço
Janete

Nenhum comentário:

Postar um comentário